Estão abertas até 30 de setembro
próximo as inscrições para a quarta edição do Prêmio Inovação em Gestão
Educacional. Podem concorrer experiências desenvolvidas por órgãos
municipais gestores da educação. Elas devem estar em vigência e
implantadas há pelo menos 18 meses, além de já ter apresentado
resultados.
Realizado a cada dois anos, o prêmio
identifica e divulga experiências municipais bem-sucedidas por meio do
Banco de Experiências em Gestão do Laboratório. Desde a primeira edição,
em 2006, foram distinguidas 30 iniciativas. Para este ano, está
prevista a premiação de mais dez experiências. Do total de experiências
inscritas, 20 serão pré-selecionadas para avaliação in loco. Os
contemplados receberão placas e certificado, participarão de encontro
formativo para compartilhar experiências e terão palestras ligadas ao
tema da gestão educacional.
Os dirigentes municipais podem inscrever até quatro experiências, uma para cada área temática do prêmio:
• Gestão pedagógica —
Relacionada ao planejamento e à organização do sistema educacional do
município e das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e
à elaboração e execução de projetos pedagógicos.
• Gestão de pessoas —
Relacionada ao uso de métodos e técnicas que envolvam a formação e o
desenvolvimento dos profissionais, bem como ao incentivo à participação
em decisões políticas e técnicas e valorização de mérito.
• Planejamento e gestão — Relacionada ao uso de métodos e técnicas de gestão pública na educação do município.
• Avaliação e resultados educacionais —
Relacionada ao desenvolvimento e ao uso de instrumentos e de
tecnologias de avaliação e de monitoramento dos processos e resultados
educacionais do município e seu uso na orientação em tomadas de decisões
de gestão e de práticas educativas.
“É necessário reconhecer e incentivar as
boas iniciativas dos gestores municipais que modifiquem positivamente a
realidade local e permitir que outros municípios e a sociedade conheçam
essas experiências”, destacou o presidente do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa.
Educação integral —
Coordenadora pedagógica da secretaria de Educação de Campinas, São
Paulo, Eliana Souza e sua equipe foram premiados na categoria Gestão de
Pessoas, com o projeto Formação, Currículo e Avaliação: Trabalho
Coletivo para a Educação Integral”. O trabalho foi implementado em 2008
para ampliar a participação dos professores em cursos de formação
continuada por meio das horas-projeto — horas remuneradas de trabalho
docente.
Segundo Eliana, a socialização de
experiências inovadoras é positiva. “O prêmio contribui para podermos
conhecer outras experiências, aplicadas em diferentes contextos e
realidades do Brasil”, salientou.
Fonte: MEC
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