sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Governo e UFPB assinam Termo de Cooperação para Educação Básica

Sexta-feira, 30 de agosto de 2013 - 16h23
O governador Ricardo Coutinho e a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, assinam um Termo de Cooperação Técnica, Científica e Pedagógica para execução do Programa de Melhoria da Educação do Ensino Básico (Promed). A solenidade ocorrerá às 10h desta segunda-feira (02), no auditório da Reitoria, no Campus I, em João Pessoa. O convênio vai beneficiar 19.398 alunos matriculados nas 65 escolas de Ensino Médio Regular da rede estadual que funcionam na Capital.
De acordo com a secretária de Estado da Educação Márcia Lucena, o convênio objetiva contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede estadual da Paraíba, promovendo a aproximação entre professores de cursos de licenciaturas da universidade e professores das escolas públicas, a partir da definição de metas pedagógicas que favoreçam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem para os alunos das escolas públicas e que proporcionem aos estudantes universitários dos cursos de Licenciatura e prática pedagógica desenvolvida em seu futuro ambiente de trabalho.
Os alunos da UFPB vão dá apoio pedagógico nas áreas de Linguagens, Matemática e Ciências Exatas. Eles ficam em sala acompanhando as aulas e o desempenho dos alunos da rede estadual, da segunda-feira a quinta-feira e na sexta-feira discutem o trabalho de avaliação com os professores da universidade”, explicou Ana Célia.
Farão parte da ação mais de 400 alunos da UFPB que atuarão como estagiários que vão dá o apoio pedagógico. Serão investidos pelo Governo do Estado R$ 1.668.304,00, à medida que o projeto for sendo desenvolvido. A iniciativa e de caráter permanente.


Fonte: GOVPB

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Inscrições para Processo Seletivo Simplificado da Escola de Conselhos são prorrogadas até esta sexta

Quinta-feira, 29 de agosto de 2013 - 12h02

As inscrições ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de pessoal para Escola dos Conselhos foram prorrogadas até esta sexta-feira (30). O motivo foi a pene de energia elétrica ocorrida na quarta-feira (28), que deixou inoperante o sistema de inscrições. Estão sendo oferecidas 22 vagas para professores, duas para estagiários e uma vaga para supervisor pedagógico.
As inscrições estão sendo realizadas na Escola de Conselhos, na Praça Dom Adauto, 58, centro de João Pessoa, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A seleção dos candidatos compreenderá exame de currículo e entrevista, tendo como área de seleção a política da criança e do adolescente.
O objetivo é a implementação do Núcleo de Formação para Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado da Paraíba, financiado por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SPDCA), no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.
A Escola de Conselhos é mais um serviço da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) para o fortalecimento da política de atendimento a crianças e adolescentes. A intenção é qualificar a atuação do Conselho Tutelar e dos Conselhos dos Direitos de todos os municípios do Estado da Paraíba.
Serão formadas 30 turmas com 68 horas/aula, nos municípios de João Pessoa, Alagoa Grande e Sousa, com conteúdo que envolve o cotidiano de trabalho dos órgãos.

Confira o edital no endereço


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Governo divulga novas datas do Processo Seletivo Simplificado de Gerente Regional de Educação

Sexta-feira, 23 de agosto de 2013 - 16h28


 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (23) o edital com as novas datas do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o cargo em comissão de Gerente Regional de Educação, visando o preenchimento de 14 vagas nas Gerências Regionais de Educação (GRE), localizadas nos municípios de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal e Mamanguape.
A primeira etapa, que consiste na inscrição e entrega de documentos comprobatórios e títulos, acontecerá no período de 9 a 13 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da SEE, na Sala de Leitura do Bloco I do Centro Administrativo Estadual, em Jaguaribe. A segunda etapa, que compreende a prova de Conhecimentos Gerais em Educação e Informática, ocorrerá de 9 a 13 de setembro na sede da SEE em João Pessoa. A terceira etapa, quando será feita a entrega do Plano de Gestão para a GRE, acontecerá de 16 a 20 de setembro, conforme agendamento prévio e ordem de chegada no mesmo horário e local.
Após a realização das três etapas, serão aprovados, em cada uma das gerências, os três primeiros candidatos com maior pontuação, que integrarão uma lista tríplice a ser encaminhada ao governador Ricardo Coutinho, que nomeará um dentre os aprovados.
Veja o edital completo:



Fonte: GovPB/SEE

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Professor da rede estadual de ensino utiliza tablets nas aulas do Ensino Médio

Quarta-feira, 21 de agosto de 2013 - 12h14





O professor efetivo Robson Silva Cavalcanti, da Escola Estadual de Ensino Médio Adv. Nobel Vita, localizada em Coremas, na 7ª Gerência Regional de Educação (GRE), finalizou suas aulas do 1º semestre utilizando os tablets distribuídos pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), para alunos da 1ª série do Ensino Médio das escolas da rede.
O professor de Ciências Biológicas explicou a importância do uso da tecnologia em sala de aula. “Nossa proposta é potencializar a aprendizagem e isso acontece com o uso de mais esse recurso, além de estarmos colocando em prática o plano de ação da escola, que visa mitigar os impactos sobre o meio ambiente com a redução do consumo de papel, tonner e todo o custo da impressão”, contou o professor.
Outro aspecto positivo ressaltado pelo professor são as possibilidades que surgem com o uso dos tablets. “Abre-se um universo de possibilidades por meio dos e-books, vídeos, aplicativos que podem ser utilizados na sala de aula virtual”, explicou Robson Cavalcanti. As atividades realizadas pelo professor Robson acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando a Plataforma Moodle, disponível no site da escola.
A diretora da escola, Maria de Fátima Silva, analisou a participação dos alunos nas aulas. “Os alunos estão achando o recurso fascinante, tanto na qualidade do material e das imagens quanto no resultado imediato, apontando o caminho correto para a resposta depois do erro”, destacou a diretora.
A Escola Estadual de Ensino Médio Adv. Nobel Vita foi uma das vencedoras do Prêmio Escola de Valor em 2012 e o professor Robson Silva Cavalcanti também foi contemplado com o Prêmio Mestres da Educação. “A inovação e o desejo de ir mais longe aliados ao apoio governamental com os recursos necessários definitivamente estão nos ajudando a melhorar o desempenho da educação na Paraíba”, finalizou Maria de Fátima Silva.

Fonte: GovPB/SEE

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Governo inscreve escolas da rede estadual para o Programa Ensino Médio Inovador





Terça-feira, 20 de agosto de 2013 - 18h01


A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Ensino Médio e Educação Profissional, está inscrevendo para as novas escolas do Ensino Médio que queiram aderir ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi). O período de inscrições vai até o dia 20 de setembro, por meio do “Termo de Adesão”, disponível no quadro de serviços do site da SEE, no endereço: www.paraiba.pb.gov.br/educacao.
A inscrição deverá ser feita pelo diretor da escola após consulta à comunidade escolar: alunos, professores, funcionários e pais de alunos da unidade de ensino. “O gestor deverá imprimir o formulário e, após o preenchimento, anexar a ata do Conselho Escolar, com o resultado da consulta e entregar na Gerência Regional de Educação (GRE), onde a escola é vinculada”, explicou a gerente do Ensino Médio e Educação Profissional, Ana Célia Lisboa.
De acordo com ela, o critério para adesão à ata é, além da consulta, que a escola seja exclusivamente de Ensino Médio, tenha laboratório de Informática e Biblioteca. Conforme o cronograma, a Secretaria da Educação fará análise dos termos de adesões encaminhados e seleção das unidades de ensino de 23 de setembro a 4 de outubro. O próximo passo será as visitas às escolas selecionadas, no período de 7 de outubro a 8 de novembro e em dezembro reunião com os respectivos gestores.
A rede estadual conta com 48 escolas funcionando com o Proemi, benficiando a 26.876 alunos em 13 Gerências Regionais de Educação (GREs). Eles ficam na escola no período integral, ou seja, das 7h às 16h30, e têm direito a lanches e almoço. Pela manhã, os alunos assistem a aulas do currículo regular e à tarde realizam atividades dentro de oito macrocampos.
Proemi - O Programa Ensino Médio Inovador é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Básica. Foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos.

Fonte: GovPB/SEE

Governo publica edital do PSS de Gerente Regional de Educação

Sexta-feira, 16 de agosto de 2013 - 09h17

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), publicou no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (15) o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o cargo em comissão de Gerente Regional de Educação, visando o preenchimento de 14 vagas nas Gerências Regionais de Educação (GRE), localizadas nos municípios de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal e Mamanguape.
O PSS de Gerentes Regionais de Educação (GRE) integra o Plano de Gestão Paraíba Faz Educação e acontece em três etapas: 1 – Inscrição e Entrega de Documentos Comprobatórios e Títulos; 2 – Prova de Conhecimentos Gerais em Educação e Informática; 3 – Entrega do Plano de Gestão para a GRE e Entrevista.
Após a realização das três etapas, serão aprovados, em cada uma das gerências, os três primeiros candidatos com maior pontuação, que integrarão uma lista tríplice a ser encaminhada ao Governador do Estado da Paraíba que nomeará um dentre os aprovados.
A primeira etapa (Inscrição e Entrega de Documentos Comprobatórios e Títulos) acontecerá no período de 26 a 30 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da SEE, na Sala de Leitura do Bloco I do Centro Administrativo Estadual, em Jaguaribe. A segunda etapa (Prova de Conhecimentos Gerais em Educação e Informática) ocorre de 26 a 30 de agosto na sede da SEE em João Pessoa. A terceira etapa (Entrega do Plano de Gestão para a GRE) acontece de 2 a 6 de setembro, conforme agendamento prévio e ordem de chegada no mesmo horário e local acima citado.



Governo divulga lista dos candidatos classificados para 2ª e 3ª etapas do PSS 2013 do Projovem Urbano

Terça-feira, 20 de agosto de 2013 - 17h09


O Governo do Estado divulgou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (20), a lista dos candidatos classificados para 2ª e 3ª etapas do Processo Seletivo Simplificado 2013 do Projovem Urbano Estadual – 2ª chamada.
Os candidatos das cidades de Bayeux, Cabedelo, Sapé, Caaporã, Pitimbu, Borborema, Pirpirituba, Serraria, Pilões, Alagoinha, Boqueirão, Soledade, Juazeirinho, Queimadas, Fagundes, Barra de Santana, Pilar, Juripiranga, Caldas Brandão, Salgado de São Félix, Riachão dos Bacamarte e Mogeiro devem comparecer à Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Pedro Augusto Porto Caminha, situada à Rua Frei Martinho, nº 355, bairro de Jaguaribe, em João Pessoa/PB, nos dias 26, 27 e 28/08/2013, das 9h às 16h.
Os candidatos das cidades de Santana dos Garrotes, Coremas, Conceição, Igaracy, Diamante, Itaporanga e Piancó devem comparecer à sede da 7ª Gerência Regional de Educação, localizada à Rua Manoel Moreira Dantas, s/n, Centro, Itaporanga/PB, no dia 26/08/2013 das 14h às 18h e no dia 27/08/2013 das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Veja a lista completa:


Fonte: GovPB/SEE

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Governo oferece 12 opções de cursos para os servidores estaduais

Quarta-feira, 14 de agosto de 2013


A Secretaria de Estado da Administração está oferecendo 12 opções de cursos para servidores estaduais neste mês, em João Pessoa. As aulas estão sendo promovidas pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira.
O objetivo é capacitar e qualificar o trabalhador, oferecendo novos conhecimentos que devem ser aplicados para a boa prestação dos serviços públicos à população.
As inscrições continuam abertas para os cursos de redação oficial; introdução à organização de eventos no serviço público; práticas de departamento Pessoal no setor público; qualidade no atendimento ao público; gestão de materiais, estoque, almoxarifado e atrimônio. O início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira (19), ocorrendo no horário da manhã.
O grupo de estudos direcionado para técnicas de arquivo e gerenciamento documental, também já teve as inscrições iniciadas, mas os encontros serão realizados de 2 a 7 de setembro, no turno da noite.
As turmas poderão ter o número máximo de 30 alunos por curso, podendo variar na quantidade mínima de inscritos, de acordo com as especificidades de cada temática.
Os interessados podem preencher as fichas de inscrição pelo site http://www.paraiba.pb.gov.br/administracao/espep, ou entrar em contato com o Núcleo de Seleção e Treinamento da Espep (Nuset), pelo telefone 3214-1984.
Em andamento – Outros seis cursos foram iniciados na segunda-feira (12) e deverão ser concluídos entre os dias 16 e 27 deste mês. Os conteúdos que estão em andamento são de introdução ao cerimonial público; introdução a intérprete de Libras; informática básica; direção defensiva; desenvolvimento profissional para secretárias; introdução àlicitação, contratos e convênios.
A Espep está localizada na Rua Neusa de Sousa Sales, s/n, Mangabeira VII, ao lado do Detran, em João Pessoa. 


Fonte: GovPB

Segunda fase da olimpíada de matemática terá 954 mil alunos

Quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Estudantes do ensino fundamental farão provas discursivas na segunda fase da Obmep (Foto: Wanderley Pessoa/Arquivo MEC) A segunda fase da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) terá a participação de 954.863 estudantes do sexto ao nono anos do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. As provas serão realizadas em 14 de setembro, um sábado, às 14h30, horário de Brasília.

Ao divulgar a relação dos concorrentes nesta quarta-feira, 14, a coordenação da olimpíada abriu um campo para consulta por estado, município, escola e o número de estudantes em cada unidade escolar. Alunos, professores, diretores, pais podem pesquisar os dados.

Conforme o regulamento, as provas da segunda fase serão discursivas e os estudantes terão três horas para resolver os problemas. Fiscais selecionados pela coordenação da olimpíada aplicarão os testes em centros escolares a serem definidos e informados na página da Obmep.

Os estudantes que chegaram à segunda etapa concorrem a 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 4,6 mil de bronze e até 46,2 mil certificados de menção honrosa, além de bolsas de estudos em Programa de Iniciação Científica Jr (PIC).  Professores, escolas e secretarias de educação também recebem prêmios.

Dados da coordenação da Obmep mostram que a primeira fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas recebeu inscrição de 47.144 escolas, 18,7 milhões de estudantes de 99,35% dos municípios. O país tem hoje 5.564 municípios.

Ionice Lorenzoni

Para conhecer as escolas e alunos selecionados, o calendário, a premiação consultar a página eletrônica da Obmep

Palavras-chave: educação básica, matemática, Obmep

Fonte: Portal MEC

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Sisutec faz 1ª chamada nesta quarta; matrículas na quinta e sexta-feira

Terça-feira, 13 de agosto de 2013 - 09:44 
 
 
 
 
 

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação divulga nesta quarta-feira, 14, o resultado da primeira de duas chamadas de candidatos inscritos nesta primeira edição do processo. Os convocados devem fazer a matrícula na respectiva instituição de ensino na quinta-feira, 15, e na sexta, 16.

O resultado da segunda convocação está previsto para segunda-feira, 19, com matrícula no dia seguinte.

O sistema oferece, nesta primeira edição, 117 cursos de diversas áreas, com duração de 800 a 1,2 mil horas, em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Todas as instituições têm indicadores positivos no Ministério da Educação.

Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas.

O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior. O novo sistema foi instituído pela Portaria do MEC nº 671, de 31 de julho de 2013, publicada no Diário Oficial da União do dia 1º de agosto, seção 1, páginas 14 e 15, e suas normas constam do Edital nº 1/2013 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, publicado no Diário Oficial do dia 5 último, seção 3, páginas 61 e 62.

Nesta terça-feira, 13, às 15 horas, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, dará entrevista coletiva no Ministério da Educação, em Brasília, para falar sobre a primeira edição do Sisutec. Mais informações na página do sistema na internet.

Assessoria de Comunicação Social

Leia outras notícias sobre o Sisutec 
 
Palavras-chave: educação profissional, Sisutec
 
 
Fonte: MEC

Inscrições para o vestibular UEPB/2014 encerram nesta quarta

971eb1db3df1aa47bd2d2f2d939fb8da.jpg

Do vestibular 
 
Os estudantes interessados e participar do Sistema Vestibular da UEPB 2014 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) têm até esta quarta-feira (14) para garantir a sua inscrição A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site da instituição.

Os locais das provas serão informados aos candidatos a partir de Setembro, através do cartão de inscrição. Mais informações no Manual do Candidato,

As provas serão realizadas  nos dias 01 e 02 de Dezembro.

Fiquem atentos.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Governo disponibiliza aplicativo para alunos do PBVest


O Programa Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest) lançou um aplicativo Android para dispositivos móveis (celular, smartphones, tablets), o PBVest Mobile (Beta). Por meio do aplicativo, os alunos poderão acessar funções que permitem ao usuário do Programa PBVest 2013 ter acesso às provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aos simulados disponibilizados pelos professores do programa, além de dicas de estudo e funcionalidades como envio de dúvidas e visualização das vídeo-aulas (reprises das transmissões ao vivo).
O coordenador do programa, Américo Falcone, explicou que o aplicativo está em sua versão Beta. “Estamos lançando a versão Beta porque ajustes e funcionalidades ainda serão incorporados para disponibilizarmos os melhores recursos tecnológicos para os nossos alunos e também aumentar a interação com eles”, contou. Para baixar o aplicativo basta procurar por PBVest no market do android ou googleplay.

Transmissões ao vivo – As transmissões ao vivo do PBVest são alvo de elogios dos alunos inscritos no programa pela qualidade e nitidez das imagens. “Esse é o ponto forte do nosso projeto, pois o PBVest é hoje uma das melhores tecnologias existentes no mercado, o que torna o projeto único e inovador”, destacou o coordenador.
As aulas são transmitidas na rede e, nas escolas, os alunos contam com a presença de monitores nas salas de aula com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas sobre os conteúdos apresentados e organizar a parte técnica da transmissão das aulas. No site do PBVest (www.pbvest.pb.gov.br), estão disponibilizadas 352 aulas gravadas do programa de 2012 e, as deste ano, ficarão disponíveis à medida que forem apresentadas aos alunos.
PBVest – O PBVest é um programa destinado aos alunos que estão cursando a 3ª série do ensino médio em escola pública ou que tenham concluído seus estudos na rede estadual. As aulas acontecem aos sábados, das 7h30 às 17h50, com intervalo para almoço, que é oferecido nas escolas onde o programa acontece, do meio dia às 13h30. As aulas do PBVest 2013 começaram em 11 de maio, em 37 polos localizados em vários municípios do Estado e prosseguem até 31 de outubro.

Fonte: GovPB

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Inscrições Abertas: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC


Pronatec Logo 
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

Objetivos:
  • expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
  • construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
  • aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
  • melhorar a qualidade do ensino médio.

Iniciativas:
  • Expansão da Rede Federal;
  • Programa Brasil Profissionalizado;
  • Rede e-TecBrasil;
  •  Acordo de Gratuidade com os serviços Nacionais de Apredizagem;
  • FIES Técnico e Empresa;
  • Bolsa-Formação.

CURSO MAIS PRÓXIMO DE OLHO D'AGUA




terça-feira, 6 de agosto de 2013

MEC abre inscrições para o 'Sisu do ensino técnico'


Terça Feira 08 de Agosto de 2013

O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (6) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), que disponibilizará 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes no segundo semestre deste ano. Participam do programam 586 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S de ensino, escolas técnicas das redes estaduais e universidades. As inscrições, que vão até o dia 12 deste mês, devem ser feitas no site sisutec.mec.gov.br.
Podem participar do Sisutec alunos que realizaram a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das vagas disponíveis, 85% estão reservadas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou particulares na condição de bolsistas integrais.
No ato da inscrição, cada candidato poderá optar por até dois cursos.
O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, afirmou que o Sisutec é uma oportunidade para o Brasil desenvolver o ensino técnico no Brasil. "É uma forma de oferecermos mais uma oferta na linha profissionalizante. Historicamente, o Brasil não desenvolveu o ensino profissionalizante. Nós estamos correndo atrás do tempo que nós perdemos."

CRONOGRAMA DO SISUTEC 2013

Início das inscrições: 06/08
Fim das inscrições: 12/08 (às 23h59)

Primeira chamada: 14/08
Matrícula (1ª chamada): 15 e 16/08

Segunda chamada: 19/08
Matrícula (2ª chamada): 20/08

Fonte: MEC
Calendário
No dia 14 de agosto, o Ministério divulgará os candidatos aprovados em primeira chamada. Para esses candidatos, a matrícula será nos dias 15 e 16. Os aprovados em segunda chamada serão divulgados no dia 19, e a matrícula deverá ser feita no dia 20. As aulas iniciam entre 22 de agosto e 21 de outubro, e os cursos terão duração de um a dois anos.
Para Mercadante, o programa é voltado para "pessoas que querem continuar estudando e não obtiveram nota para ingressar nas universidades".
Segundo o ministro, dos quase 7 milhões de inscritos para o Enem no ano passado, apenas 1,2 milhão ingressaram em universidades. "Daí a importância do Sisutec. Criar vagas para aqueles quase seis milhões de candidatos que querem estudar."
As áreas com mais cursos disponíveis são a de Tecnologia da Informação, Saúde, Indústria e Turismo. Ainda não se sabe quanto o governo federal irá gastar com o programa, mas o ministro Mercadante estima que será "menos do que com os alunos no Pronatec".
Cotas raciais e sociais
A seleção para cursos técnicos adotará cotas de acordo com raça, renda familiar e rede frequentada no ensino médio. De acordo com o MEC, 85% de todas as vagas oferecidas na próxima edição do Sisutec serão reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral.
Além disso, 50% de todas as vagas oferecidas nas instituições federais de ensino também serão reservadas. Nesse caso, poderão concorrer a essa cota os estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio que estudaram na rede pública ou foram bolsistas integrais na rede particular.
As cotas raciais do Sisutec estão atreladas à rede de ensino onde o candidato terminou o ensino médio, segundo o edital. Nas instituições federais, nas vagas destinadas a negros, pardos e indígenas, será reservado um percentual correspondente à porcentagem da população preta, parda e indígena no Unidade Federativa do município onde a vaga é oferecida, segundo o Censo mais recente. Por exemplo, em um município onde há 100 pessoas, e cinco são negras, pardas ou indígenas, caso haja 20 vagas para um determinado curso, quatro delas serão destinadas às cotas.
Haverá dois tipos de cotas raciais: uma é específica para estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública, ou como bolsista integral na rede particular, desde que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A outra exige que os estudantes interessados na cota racial tenham cursado a rede pública ou tenham tido bolsa integral na rede privada, mas não atrela a participação à renda familiar.
As demais vagas que não se encaixarem nas quatro categorias de cotas serão de ampla concorrência.

FONTE: G1

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Escolas das redes pública e privada se preparam para Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Quinta-feira, 01 de agosto de 2013 - 10h45


Neste mês de agosto, as escolas das redes públicas e privadas vão realizar a “Conferência na Escola”, etapa da 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontece em todo o país. Trata-se de um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.
A Conferência Nacional vai ter como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, públicos e privados, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.
Após a etapa da “Conferência na Escola”, vão acontecer a “Conferência Estadual”, o “Encontro Preparatório” e a “Conferência Nacional”. A Conferência Nacional Infantojuvenil é organizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), com o apoio da Comissão Organizadora Estadual (COE-PB), do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A “Conferência na Escola” envolve estudantes de todos os turnos, professores, funcionários e representantes da comunidade e acontece até o dia 31 de agosto de 2013. Nela serão eleitos o projeto de ação, traduzido em um material de educomunicação (vídeo, cartilha, manual, jogo cooperativo, entre outros), e o delegado para representar o Estado da Paraíba na Conferência Estadual.
A eleição do delegado na escola vai ser conduzida de forma democrática segundo o princípio “Jovem Escolhe Jovem”, ou seja, devem ser eleitos pelos próprios estudantes, respeitando os seguintes critérios:
- estar matriculado em uma turma do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental na escola que representará;
- ter entre 11 e 14 anos completos até a data da Conferência Nacional. Escolas localizadas em comunidades indígenas, quilombolas e de assentamentos rurais podem eleger delegados e suplentes que durante a Conferência Nacional tenham entre 11 e 14 anos sem restrição do ano escolar/série em que estão matriculados.
- ter participado ativamente na elaboração de algum projeto de ação durante a Conferência na Escola;
- ter participado de maneira significativa pelo fortalecimento ou na construção da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM VIDA de sua escola. A constituição dessa comissão será o ponto de partida para o processo de mobilização, organização e execução da Conferência Escolar.
O projeto de ação traduzido em um material de educomunicação deve ser cadastrado no site do MEC (http://conferenciainfanto.mec.gov.br) até o dia 7 de setembro. Poderão participar da Conferência Estadual, que acontecerá em João Pessoa nos dias 29 e 30 de outubro, as escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, além das escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamentos rurais, cadastradas no Censo Escolar de 2011 – Inep, que aderiram voluntariamente ao processo e realizaram suas Conferências nas Escolas.

Serão 25 vagas para delegados na Conferência Nacional, sendo três asseguradas, exclusivamente, para escolas indígenas, quilombolas e de assentamentos. O encontro preparatório será realizado nos dias 23 e 24 de novembro e será o momento de preparação de toda a delegação de estudantes eleitos e seus acompanhantes para representar o Estado na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília dos dias 25 a 29 do mesmo mês.

FONTE: SEEPB

domingo, 4 de agosto de 2013

Governo do Estado divulga lista dos educadores convocados para 2ª e 3ª etapas

Domingo, 04 de agosto de 2013 - 11h05



O Governo do Estado divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE), edição desse sábado (3), a lista dos educadores convocados para 2ª e 3ª etapas do processo Seletivo Simplificado 2013 do Projovem Urbano Estadual. Os convocados de municípios da 1ª, 2ª, 3ª e 12ª Gerências Regionais de Educação (GRE) devem procurar a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Pedro Augusto Porto Caminha, situada à Rua Frei Martinho, Nº 355, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, nos seguintes dias e horários:
- Para os municípios da 1ª GRE 06/08/2013 – das 9h às 16h – Bayeux, Cabedelo, Sapé, Caaporã e Pitimbú.
- Para os Municípios da 2ª GRE 07/08/2013 – das 9h às 16h – Borborema, Pirpirituba, Serraria, Pilões e Alagoinha.
- Para os Municípios da 3ª GRE 08/08/2013 – das 9h às 16h – Boqueirão, Soledade, Juazeirinho, Queimadas, Fagundes e Barra de Santana.
- Para os municípios da 12ª GRE 09/08/2013 – das 09h às 16h – Pilar, Juripiranga, Caldas Brandão, Salgado de São Félix, Riachão dos Bacamarte e Mogeiro.
Os convocados dos municípios da 7ª Gerência Regional de Educação (Santana dos Garrotes, Coremas, Conceição, Igaracy, Diamante, Itaporanga e Piancó) devem procurar a sede da 7ª Gerência Regional de Educação, localizada na Rua Manoel Moreira Dantas, S/N, Centro, em Itaporanga, nesta segunda-feira (5), das 14h às 18h, e na terça-feira (6) das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3218-4347.

Fonte: GOVPB

Inscrições para Prêmio Inovação vão até o dia 30 de setembro

07
Estão abertas até 30 de setembro próximo as inscrições para a quarta edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional. Podem concorrer experiências desenvolvidas por órgãos municipais gestores da educação. Elas devem estar em vigência e implantadas há pelo menos 18 meses, além de já ter apresentado resultados.
Realizado a cada dois anos, o prêmio identifica e divulga experiências municipais bem-sucedidas por meio do Banco de Experiências em Gestão do Laboratório. Desde a primeira edição, em 2006, foram distinguidas 30 iniciativas. Para este ano, está prevista a premiação de mais dez experiências. Do total de experiências inscritas, 20 serão pré-selecionadas para avaliação in loco. Os contemplados receberão placas e certificado, participarão de encontro formativo para compartilhar experiências e terão palestras ligadas ao tema da gestão educacional.
Os dirigentes municipais podem inscrever até quatro experiências, uma para cada área temática do prêmio:
• Gestão pedagógica — Relacionada ao planejamento e à organização do sistema educacional do município e das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e à elaboração e execução de projetos pedagógicos.
• Gestão de pessoas — Relacionada ao uso de métodos e técnicas que envolvam a formação e o desenvolvimento dos profissionais, bem como ao incentivo à participação em decisões políticas e técnicas e valorização de mérito.
• Planejamento e gestão — Relacionada ao uso de métodos e técnicas de gestão pública na educação do município.
• Avaliação e resultados educacionais — Relacionada ao desenvolvimento e ao uso de instrumentos e de tecnologias de avaliação e de monitoramento dos processos e resultados educacionais do município e seu uso na orientação em tomadas de decisões de gestão e de práticas educativas.
“É necessário reconhecer e incentivar as boas iniciativas dos gestores municipais que modifiquem positivamente a realidade local e permitir que outros municípios e a sociedade conheçam essas experiências”, destacou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa.
Educação integral — Coordenadora pedagógica da secretaria de Educação de Campinas, São Paulo, Eliana Souza e sua equipe foram premiados na categoria Gestão de Pessoas, com o projeto Formação, Currículo e Avaliação: Trabalho Coletivo para a Educação Integral”. O trabalho foi implementado em 2008 para ampliar a participação dos professores em cursos de formação continuada por meio das horas-projeto — horas remuneradas de trabalho docente.
Segundo Eliana, a socialização de experiências inovadoras é positiva. “O prêmio contribui para podermos conhecer outras experiências, aplicadas em diferentes contextos e realidades do Brasil”, salientou.

Fonte: MEC

Chegamos a 3 mil Visitas


É com muita alegria que trago até vocês o grande numero de visitas no blog da Escola Antonio Avelino, que todos continuem a nos visitar com Frequência, pois estamos aqui para trazer o que a de melhor em noticias para todos alunos e também Ex Alunos da nossa Escola. 


Obrigado pelo carinho de todos!


sábado, 3 de agosto de 2013

Escolha do livro didático vai até 12 de agosto


Está aberto o período de escolha dos livros didáticos a serem utilizados por alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir de 2014. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos têm até o dia 12 de agosto para efetuarem a escolha no Sistema de Material Didático do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), disponível no portal.
Desta vez, serão selecionadas obras destinadas a alunos e professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de todas as disciplinas: português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês ou espanhol). Devem ser escolhidas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível negociar os livros com a editora da 1ª opção, o FNDE tenta adquirir as obras da 2ª opção.
Para ajudar na escolha, está disponível no Portal Eletrônico da autarquia o Guia de Livros Didáticos 2014, que contém resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ao analisar o guia, os professores podem indicar os livros mais adequados ao projeto de ensino de cada escola. O FNDE disponibiliza ainda uma série de documentos de apoio, como orientações para a escolha, compromissos da escola e normas de conduta.
Após trabalhar os dados sobre os pedidos feitos por escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia a aquisição das obras com as editoras e, em função da escala da compra, consegue preços bem abaixo dos praticados no mercado. A previsão é de comprar quase 90 milhões de exemplares em benefício de aproximadamente 13 milhões de alunos e 1 milhão de professores dos anos finais do ensino fundamental.
Os livros didáticos distribuídos pelo FNDE são confeccionados com uma estrutura física resistente para que possam ser utilizados por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno. Daí a importância de conservar bem o livro.

Fonte: FNDE

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Repartições públicas estaduais não funcionarão no dia 5 de agosto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2013 - 17h09



A Secretaria de Estado da Administração informa que não haverá expediente nas repartições públicas estaduais nesta segunda-feira (5), em virtude do feriado de fundação do Estado da Paraíba e o aniversário de 428 anos da cidade de João Pessoa. O feriado foi oficializado por meio da Lei nº 3.489, de 30 de agosto de 1967.
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração, durante o feriado será mantido o funcionamento dos serviços essenciais, devendo os veículos oficiais, inclusive os de representação da administração direta e indireta do Poder Executivo serem recolhidos às repartições de origem ou ao Centro Administrativo, após o término do expediente desta sexta-feira (2), e liberados na próxima terça-feira (6). 

Fonte: SEAD PB

Aluna da rede estadual é destaque na Olimpíada Campinense de Matemática

Sexta-feira, 02 de agosto de 2013 - 09h58



A aluna do 9º ano da Escola Estadual Professora Margarida Medeiros, localizada no município de Paulista, Larissa Luciana de Melo, 14, foi agraciada com a menção honrosa na Olimpíada Campinense de Matemática (OMC). Aluna da escola desde o 6º ano, a aluna também se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo aprovada para a segunda fase.
Acompanhada pelo professor Itamar Almeida Santana, a aluna conta que se dedica aos estudos da disciplina até aos sábados, assistindo às aulas preparadas pelo professor especificamente para as olimpíadas de Matemática, juntamente com mais oito alunos da escola, sendo três alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que há muito tempo não frequentavam a escola.
A diretora da Escola Estadual Professora Margarida Medeiros, Maria Betânia da Silva, destacou a importância da conquista. “Pela primeira vez, em 12 anos, a nossa escola recebe uma menção honrosa numa olimpíada de matemática, ou seja, estamos colhendo os frutos da dedicação e do trabalho desenvolvido pelos professores e por todos da escola”, comemorou.
 
OCM – A Olimpíada Campinense de Matemática (OCM) é uma atividade de extensão realizada pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Campina Grande, desde 1983. Trata-se de um meio efetivo de detectar e estimular estudantes para estudos da Matemática, e prepará-los para competições nacionais e internacionais.

A OCM passou por várias mudanças ao longo do tempo. Nos primeiros anos, era aplicada apenas para alunos do ensino médio. No início dos anos 90, foi também estendida para estudantes das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Só a partir de 1998, a OCM passou a ser realizada para alunos do ensino fundamental (a partir do 5º ano), além do ensino médio. Nos últimos cinco anos, mais de 10 mil estudantes de mais de 60 escolas de Campina Grande e cidades circunvizinhas participaram da Olimpíada Campinense de Matemática.

Fonte: Governo PB

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Governo divulga edital de concessão de bolsas de estudo no Unipê

Quinta-feira, 01 de agosto de 2013 - 17h43


O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou, nesta quinta-feira (1º), o edital do Processo Seletivo destinado à concessão de bolsas de estudos aos alunos oriundos da rede estadual de ensino. A ação é resultado da parceria firmada entre o Governo do Estado e o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), cujo termo de cooperação foi assinado em solenidade realizada na segunda-feira (29) pelo governador Ricardo Coutinho.
As inscrições para o processo seletivo começarão a partir das 9h da próxima terça-feira (6) e se prolongarão até às 18h do dia 12 de agosto de 2013 e serão efetuadas no site do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (www.unipe.br). Para efetuar a inscrição, o candidato deve entregar no Unipê, até às 18h do dia 12 de agosto de 2013, todos os documentos exigidos no edital. A relação dos candidatos com inscrições deferidas será divulgada no site do Unipê, até às 23h59 do próximo dia 16.
Serão oferecidas 125 bolsas de estudo com vagas nos diversos cursos de graduação oferecidos pelo Unipê, destinadas aos alunos egressos da rede pública estadual de ensino, referente ao segundo semestre de 2013. De acordo com o edital, serão beneficiados alunos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública estadual de ensino, tenha obtido nota mínima de 450 pontos na edição 2012 do Enem, não tenha obtido nota zero na prova de redação na edição 2012 do Enem, não seja graduado, não esteja matriculado em curso de graduação do Unipê ou de instituições públicas federais ou estaduais e não esteja matriculado em instituição de ensino superior privada gozando de benefício de concessão de bolsas do Governo Federal (a exemplo do ProUni).
Para bolsas com 50 por cento de desconto é necessário ter renda familiar per capita de até três salários mínimos. Já para ter direito a bolsa com 100 por cento de desconto o candidato deverá ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
Cronograma:
Atividade
Data
Homologação do Edital
31/07/2013
Publicação do Edital
02/08/2013
Período de Inscrição
De 06 a 12/08/2013
Último dia para entrega da documentação
12/08/2013
Divulgação da Classificação Oficial Preliminar
16/08/2013
Prazo para recursos sobre a Classificação Oficial Preliminar
19/08/2013
Divulgação da decisão sobre os recursos
20/08/2013
Divulgação do resultado final
23/08/2013

Os candidatos irão concorrer às vagas oferecidas em cada curso oferecido pelo Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, observando-se o seguinte quantitativo:
Curso
Turno
Qtde. de Bolsas de 100%
Qtde. de Bolsas de 50%
Administração
Noite
2
5
Arquitetura
Manhã
1
1
Computação
Tarde
1
5
Contabilidade
Noite
2
5
Design de Moda
Noite
1
3
Direito
Manhã
2
10
Direito
Noite
2
10
Educ. Física Bacharelado
Tarde
2
10
Educ. Física Licenciatura
Tarde
2
10
Enfermagem
Manhã
1
10
Enfermagem
Noite
1
10
Engenharia Civil
Tarde
1
3
Fisioterapia
Manhã
1
1
Fonaudiologia
Tarde
1
3
Gestão publica
Noite
2
5
Psicologia
Tarde
1
5
Redes de computadores
Noite
2
4
Total
25
100


Fonte: Governo do Estado da Paraíba