A
secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, participou, nesta
quinta-feira (4), de uma reunião com técnicos da Secretaria de Estado da
Educação (SEE), pais, alunos e professores das primeiras escolas de
João Pessoa que receberam os tablets (Lyceu Paraibano, Instituto de
Educação da Paraíba – IEP, Olivina Olívia), onde foram discutidas ações
essenciais para a execução responsável no uso dos tablets nas escolas da
rede estadual de ensino.
“Não estamos adquirindo tablets porque
estão na moda, mas porque sabemos que este instrumento irá ajudar os
estudantes no seu aprendizado”, disse Márcia Lucena, explicando o porquê
dos alunos do 2º e 3º anos não receberem os tablets: “Esse é um
processo que precisa acontecer paulatinamente para que nos anos
seguintes haja a viabilidade financeira de mantê-lo. Dessa forma, em
dois anos, todos os alunos do ensino médio da rede estadual terão esse
importante instrumento pedagógico”.
Como resultado dessas reuniões
foi criado o projeto Grupo Tecnológico, que orientará ações voltadas
para otimizar o uso dos tablets nas escolas. “Integrar os tablets nas
escolas é uma forma de inclusão social, pois é um caminho para a
construção de uma política pública, que poderá ser trabalhada nos anos
seguintes”, destacou a chefe do Núcleo de Educação à Distância da SEE,
Verônica Fragoso. Entre as ações destacadas está a criação do Grupo de
Acompanhamento, do Clube de Aplicativos, do Grupo de Estudos
Tecnológicos e do Guia de Usabilidade dos Tablets e das Tecnologias nas
Escolas.
Grupo de Acompanhamento –
O grupo irá visitar as escolas que já receberam os tablets para
observar e levantar questões que envolvam dúvidas e/ou dificuldades.
“Este olhar não é de monitoramento, não se trata de inspecionar as aulas
para tecer críticas e sim de acompanhar e posteriormente interagir às
necessidades observadas”, destacou a secretária.
Clube de Aplicativos – Espaço
virtual onde os educadores terão orientações, dicas, temáticas e links
de aplicativos para as mais diferentes aulas. Nesse espaço haverá ainda
uma sala de discussões e relatos de experiência.
Grupo de Estudo Tecnológico – Esse
espaço foi formado objetivamente para construir ações que de forma
direta contribuam com o trabalho dos professores em sala de aula. Serão
realizadas leituras e sugestões de trabalhos embasados em experiências
significativas. Estão nesse grupo alunos, pais, professores, técnicos e
gerentes da SEE.
Guia de usabilidade dos tablets e das tecnologias nas escolas –
Este material didático visa propor ao educador ousar na sua aula a
partir da compreensão e domínio do tablets e sua conectividade com as
mais variadas ambientações midiáticas dispostas na web. “A proposta do
guia não é ser um fim, mas um caminho de orientações para que sejam
trabalhados interdisplinaridade, transdisciplinaridade e conteúdos
formais de ensino, então, nessa perspectiva, o professor é lançado à
construção do conhecimento tendo seu aluno como um colaborador e não um
mero consumidor das tecnologias”, analisou Verônica Fragoso.
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