Terça-feira, 09 de abril de 2013
Duas
escolas da rede estadual de ensino se destacaram nacionalmente como
exemplo por projetos e práticas pedagógicas positivas. A Escola Estadual
de Ensino Fundamental Fenelon Câmara, de João Pessoa, foi reconhecida
por sua prática pedagógica com foco multidisciplinar na área cultural,
tendo sua experiência publicada no livro “Na Trilha da Cultura”. A
publicação, lançada no dia 5 deste mês, em São Paulo, é fruto do
trabalho de Liz Wood e Clarissa H. Rocha e faz um retrato do encontro
entre a cultura e a educação ao redor do Brasil. No livro estão
publicadas experiências pedagógicas positivas de escolas públicas de
todo o país.
A Escola Fenelon Câmara desenvolve eventos que
estimulam e disseminam a cultura regional, com atividades que incluem
leitura, dramatizações, pesquisas sobre o folclore e a cultura da
região, narrativa de lendas, apresentação de danças folclóricas e
audição de músicas, entre outras atividades. “Sempre nos preocupamos em
desenvolver trabalhos com espaços lúdicos organizados, capazes de
enriquecer integralmente as áreas de conhecimento dos estudantes”,
contou a diretora da escola, Ilca Andrade de Lima.
A Escola
Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos foi a única escola da
Paraíba contemplada com um prêmio de R$ 10 mil reais com o projeto
“Educação para a equidade de gênero: mulheres, protagonistas de sua
história”. O prêmio é promovido pelo Ministério da Educação, por meio da
Secretaria de Articulação Institucional de Ações Temáticas/Secretaria
de Políticas para as Mulheres.
O projeto é fruto do diagnóstico
feito por professores referente à problemática da relação de gênero na
escola e visa valorizar a equidade entre homens e mulheres e a superação
da cultura patriarcal que inferioriza e discrimina a mulher. “Este
projeto começou a ser desenvolvido no início do ano letivo de 2012 e
trouxe resultados imediatos”, enfatizou a diretora da escola, Maria José
Figueiredo.
A
metodologia do projeto consiste em encaixar nas disciplinas a temática
do projeto, abordando textos e desenvolvendo a produção textual
evidenciando o tema; pesquisando e interpretando dados sobre a violência
contra a mulher; aprendendo sobre a história dos movimentos feministas;
entendendo a situação social da mulher nas diferentes culturas; tomando
conhecimento das obras literárias de mulheres que se destacaram e
explorando o papel e os direitos das mulheres em diferentes religiões e
épocas históricas.
Maria José destacou como positivos os
resultados obtidos na escola com o projeto. “Os resultados imediatos
vieram à tona através de depoimentos relatando uma mudança efetiva no
cotidiano familiar após participações nas reuniões feitas na escola”,
informou.
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