domingo, 22 de dezembro de 2013

Guia de Profissão 2013 – Engenharia Química


De uma forma geral, Engenharia Química é o ramo da engenharia responsável por projetar, construir e operar plantas industriais. Assim sendo, o engenheiro químico desenvolve processos industriais que empregam transformações físico-químicas, criando, por exemplo, técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.
Mas como toda engenharia, as pessoas formadas em engenharia química podem desempenhar inúmeras outras funções, como desenvolver produtos e equipamentos, pesquisar tecnologias mais eficientes, projetar e dirigir a construção de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

Média Salarial inicial
De acordo com o CREA-SP, o salário inicial médio é de R$ 3.732,00 (6 horas diárias).

Onde estão os melhores cursos?
Segundo o Guia dos Estudantes 2013, estes são os melhores cursos de Engenharia Química do país.
*lista em ordem alfabética e organizada por estado

Entrevista
Para conhecer um pouco mais sobre essa profissão, convidamos para um bate-papo o engenheiro químico Bernardo Kerches Navarro, formado no ano de 2008 pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) e que atua no momento como Coordenador de Engenharia de Aplicação.

1- Porque escolheu o curso de Engenharia Química?
Sempre gostei de exatas, e como engenharia é um curso amplo, decidi fazer o vestibular. A química veio um pouco depois, após ver que o mercado de atuação é ainda mais amplo, mas eu também já tinha afinidade com a química.


2 – O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo.
Muito bom. Não me arrependo em nada de ter feito. Como todas as engenharias o curso é bem puxado, necessitando de empenho. Dificuldade de encontrar o primeiro estágio. Hoje em dia o mercado está cada vez mais competitivo, portanto quanto antes o início, melhor será.


3- De maneira geral, existe muita confusão, principalmente por parte dos vestibulandos, quanto as diferenças entre os cursos de Química e Engenharia Química. Poderia elucidar um pouco, para nossos leitores, essas diferenças?
A diferença é simplesmente a MASSA! O químico trabalha com miligramas, gramas, litro. Já o engenheiro trabalha com toneladas, metro cúbico. Simplesmente a ordem de grandeza (em oportunidades). Hoje em dia a possibilidade de um engenheiro assumir altos cargos em uma empresa é infinitamente maior que o químico.


4 – Como é exercer a profissão de engenheiro químico? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
Hoje o engenheiro tem um mercado enorme, e acredito que o engenheiro químico tenha um mercado ainda maior. Normalmente o engenheiro químico trabalha em processos industriais. Porém, eu optei pela área comercial, aplicando equipamentos em processos industriais, um dos motivos que me levam a crer que nós engenheiros químicos temos um grande mercado. Minha rotina se baseia principalmente em contatos com clientes, seja por telefone ou em campo mesmo, mas nunca deixando a engenharia de lado, o conhecimento é inerente ao bom vendedor.


5- No atual momento econômico brasileiro, qual a sua opinião em relação ao mercado de trabalho e as oportunidades para os engenheiros químicos?
O mercado estava um pouco estagnado desde o início do ano, mas tem demonstrado reação. Uma coisa é fato, para bons profissionais nunca faltará oportunidade, por isso vale a dica, quanto mais cedo começar e mais preparado estiver, estará sempre um passo a frente de seus concorrentes.


6- Gostaríamos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores que pretendem seguir a sua profissão. Fique a vontade!
Para todas as áreas faltam profissionais qualificados. Um ponto é fato, esteja preparado, pois as oportunidades aparecem e batem a sua porta mas você não pode agarrá-las. O mercado é carente de profissionais comprometidos, que realmente fazem a diferença.
Há uma metáfora interessante com relação ao seu comprometimento. É o bife a cavalo, que seria um bife com um ovo frito em cima. Quem você é? A galinha que botou o ovo e foi embora ou o boi que deixou o pedaço dele para atingir o objetivo?
Na grande maioria dos casos só vai depender de você, isso vai te colocar na frente de seus concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário