sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PSCT 2015.1- Sai confirmação de matrícula

PSCT 2015.1- Sai confirmação de matrículaA Pró-Reitoria de Ensino do IFPB divulgou o edital de confirmação de matrícula referente à primeira chamada do PSCT 2015.1 para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, Presenciais e a Distância nos Campi de Guarabira, Picuí e Sousa. Acesse aqui o edital.
Quem teve algum problema na documentação apresentada, não teve a matrícula confirmada e está na listagem de indeferidos, que pode ser conferida nesse link. Os candidatos devem observar o prazo para interposição de recurso.
Os candidatos que tiveram a matrícula confirmada devem conferir junto ao respectivo campus o calendário de aulas.

Do Ascom do IFPB

Caixa Econômica Federal abre seleção de estagiários na Paraíba com vagas em Itaporanga


A Caixa Econômica Federal (CEF), em parceria com o CIEE, abriu um processo de seleção para preenchimento de cadastro de reserva para estagiários que estejam cursando o ensino médio ou cursos técnicos na Paraíba e outros 19 estados. 

O edital, divulgado na segunda-feira (26), prevê que as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro pelo site do CIEE (acesse aqui).

Na Paraíba, as vagas estão destinadas a capital do estado, João Pessoa, aos municípios de Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Itaporanga, na região do Vale do Piancó, e mais 18 cidades que podem ser conferidas no edital.


O estágio é voltado para estudantes do ensino Médio e de cursos técnicos em Administração, em Administração Integrado ao Ensino Médio, em Finanças Integrado ao Ensino Médio e técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio. A jornada diária é de 5 horas, totalizando 25 horas semanais.
Após a inscrição pela internet, os candidatos da Paraíba precisam entregar a documentação no posto do CIEE em João Pessoa, na Avenida Monteiro Lobato, Tambaú, até o dia 13 de fevereiro. Na documentação obrigatória é cobrada o protocolo de inscrição do site, declaração de escolaridade com finalidade de estágio com validade máxima de 30 dias, histórico de notas ou boletim do último ano cursado, e fotocópias da identidade e do CPF.

O edital (acesse aqui) ainda prevê documentos não-obrigatórios que, caso anexados à inscrição, podem dar maior pontuação ao candidato. São eles: comprovantes de participação em atividades extracurriculares contendo a carga horária, comprovantes de curso de microinformática básica, e comprovante de participação do Programa Vira-Vida do SESI e outros programas que combatam a exploração sexual ou ao trabalho infantil. Os candidatos selecionados devem começar a passar por uma entrevista na unidade da Caixa a partir do dia 16 de março deste ano.

Aluno de 14 anos consegue na Justiça direito de fazer curso de medicina em Sergipe...


O juiz titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabaiana (SE), Alberto Romeu Gouveia Leite, concedeu nesta quarta-feira (28), em caráter liminar, o direito de José Victor Menezes Teles, 14, de fazer o teste de certificação de conclusão do ensino médio pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) de Sergipe. 

O menino fez a prova, obteve os pontos necessários e, agora, tem o ensino médio completo.

José Victor passou em medicina na da UFS (Universidade Federal de Sergipe), mas não poderia se matricular sem essa certificação. Ele foi aprovado com base em sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado).


O certificado, por sua vez, poderia ser concedido pela secretaria estadual de Educação que, por lei, não estava impedida. Apenas jovens com mais de 18 anos, com pontuação de 450 e que não tenham zero na redação, podem pedir um certificação pelo Enem. 

Para o magistrado, negar a oportunidade a José Victor teria "efeitos prejudiciais" na vida estudantil e até profissional do adolescente. Caso a secretaria não acatasse a decisão, a Justiça lhe cobraria multa diária de R$ 500.

A assessoria de comunicação da SEED informou que o órgão não recorrerá da decisão. 

"Estou muito feliz pela dedicação dele. Todo mérito é dele", disse José Mendonça, pai do garoto.

Do Uol Educação

Matrículas de aprovados no Sistema de Seleção Unificada serão realizadas de 2 a 4 de fevereiro

Sexta Feira, 30 de Janeiro de 2015, 18:00
 


A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, das 7h às 11h, a matrícula dos alunos selecionados para preenchimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos pela Instituição através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os estudantes interessados em concorrer às vagas disponibilizadas UEPB devem verificar as informações constantes do Termo de Adesão da Instituição ao SiSU, disponível no endereço eletrônico http://proreitorias.uepb.edu.br/prograd/SiSU/.
Os estudantes selecionados devem comparecer a Coordenação do curso em que se inscreveu portando os seguintes documentos com as respectivas cópias autenticadas: Certificado de conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar; RG; CPF; Prova de quitação com o Serviço Militar, no caso de candidatos do sexo masculino; Registro de Nascimento ou Certidão de Casamento; prova de quitação com o TRE, para maiores de 18 anos; uma fotografia 3×4 recente.
Os estudantes selecionados que concorreram às vagas de ação afirmativa (candidatos que cursaram o ensino médio, integral e exclusivamente, em escola pública do Brasil e que não tenham concluído curso de graduação) devem apresentar a documentação constante exigida e sua habilitação como ação afirmativa se dará pela análise do histórico escolar do ensino médio.
As vagas eventualmente remanescentes ao final da 1ª chamada (chamada regular) do processo seletivo do SiSU serão preenchidas por meio da utilização prioritária da lista de espera disponibilizada pelo Sistema de Seleção Unificada. Para constar da lista de espera, o estudante deverá obrigatoriamente confirmar no SiSU o interesse à vaga, durante o período especificado no Edital.
O preenchimento das vagas remanescentes ocorrerá por meio da formação de uma Lista de Espera própria da UEPB, que estará disponível única e exclusivamente aos candidatos inscritos na Lista de Espera divulgada pelo MEC, no dia 11 de fevereiro de 2015.
Confira o Edital.
Do Portal da UEPB

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Prorrogado o prazo de inscrição de profissionais para o Projovem Urbano

O prazo de inscrição do edital de processo seletivo para contratação de profissionais para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), que seria encerrado na terça-feira (27) foi prorrogado para esta quarta-feira (28), às 23h59min59seg, de acordo com o horário local, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). O candidato pode se inscrever no site da Secretaria de Estado da Educação, acessando o endereço eletrônico www.sec.pb.gov.br/projovem.
Estão abertas 280 vagas para profissionais de Educação do Ensino Fundamental, Qualificação Profissional e Participação Cidadã em 37 municípios do Estado da Paraíba com 40 núcleos distribuídos, e 14 vagas para as unidades prisionais de João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Língua Estrangeira (Inglês), Participação Cidadã e Qualificação Profissional. Além de 80 vagas para Educador Acolhedor de crianças dos pais matriculados no programa, de acordo com os municípios e respectivos núcleos.
Depois de inscrito, o candidato será submetido a mais duas etapas, a Prova de Títulos e a Entrevista Escrita, que serão realizadas entre os dias dois e seis de fevereiro. No ato da prova de títulos, todos os documentos originais declarados no formulário de inscrição online devem ser apresentados (formulário de inscrição devidamente preenchido, documento oficial com foto, diploma ou declaração de curso de nível superior de Licenciatura Plena relacionado à área de atuação na qual se inscreveu, certificado ou declaração de curso de Pós-Graduação ou curso de aperfeiçoamento (se houver); certidão de tempo de serviço, além do diploma ou declaração de curso em informática. A entrevista escrita será realizada tendo como base os Conhecimentos Gerais em Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas na área de Educação.
Para mais informações, acesse o Edital do Processo Seletivo Simplificado no endereço eletrônico 
Fonte: Gov/PB