quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Ministério da Educação orienta órgãos e entidades do Poder Executivo Federal sobre a suspensão da publicidade no período eleitoral de 2014.

O Ministério da Educação orienta órgãos e entidades do Poder Executivo Federal sobre a suspensão da publicidade no período eleitoral de 2014. Acesse as listas com as  orientações destinadas ao cumprimento no disposto na  Instrução Normativa nº 6 de 14 de março de 2014.



Palavras-chave: eleição 2014, publicidade. 


Fonte: MEC

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Lista dos aprovados em segunda chamada do Prouni 2014.2


De acordo com o cronograma da segunda edição do prouni 2014 divulgado pelo ministério da Educação (MEC), hoje, dia 04 de julho, será liberado a lista dos estudantes aprovados em segunda chamada.
Para ver a lista dos aprovados em segunda chamada do prouni 20114.2, clique aqui.
Além da divulgação no próprio site do prouni, o resultado também será publicado em outros dois canais: na instituição em que o interessado pretende conseguir a bolsa e na central de atendimento do MEC, através do telefone 0800 616161 (ligação gratuita).
É importante destacar que é de total responsabilidade dos candidatos a consulta dos aprovados, o cumprimento dos prazos definidos e o acompanhamento de possíveis alterações, sob pena de perda do benefício.
Ainda segundo o cronograma, os candidatos pré-selecionados nesta segunda chamada terão até o próximo dia 11 para confirmarem, através de documentação, todos os dados fornecidos no ato da inscrição.
Já os interessados que ainda não conseguiram o benefício em nenhuma das primeira chamadas não devem perder as esperanças. Nos dias 21 e 22 de julho, o sistema do programa irá permitir que esses candidatos participem da lista de espera. Para estes, a comprovação dos dados através da apresentação de documentos está prevista para os dias 29 e 30 do mesmo mês. De acordo com as regras estabelecidas no programa, nesta etapa é permitido integrar a lista apenas com a primeira opção de curso feita por cada candidato.
Nesta edição de meio de ano, o Prouni, através do governo federal, oferece mais de 115 mil bolsas, sendo, 73.601 integrais e 41,5 mil parciais (50%). Vale ressaltar que os estudantes beneficiados com as bolsas parciais podem ainda tentar financiar a outra metade da mensalidade através do Financiamento Estudantil (Fies), também do governo federal.
Tanto o Prouni 2014.2 quanto a primeira edição deste ano do programa levaram em consideração o desempenho dos candidatos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013).

Curso de Letras EaD abre inscrições até 21 de julho

Curso de Letras EaD abre inscrições até 21 de julhoA Comissão Permanente de Concursos Públicos do IFPB (Compec) divulgou edital de seleção de vagas remanescentes no Curso Superior de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, na modalidade a distância para o segundo semestre de 2014. São oferecidas 161 vagas distribuídas entre os Polos João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Sousa. Acesse aqui o Edital 248.
As inscrições estarão abertas no período de 27 de junho a 21 de julho e até o dia 4 de julho é possível solicitar isenção do pedido de inscrição. As vagas estão divididas conforme a modalidade de inscrição: para professores da rede pública, para quem cursou todo o ensino médio na escola pública, e ampla concorrência, além de critérios de renda social, cota racial e pessoas com deficiência. Em Sousa, há cotas para pessoas de assentamento da reforma agrária. Confira nesse link o formulário de inscrição.
É possível se inscrever e concorrer através da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2012 ou 2013. O resultado, impresso a partir da página do Enem, deve ser protocolado em qualquer um dos Campi do IFPB.
A outra forma de seleção é através de prova a ser aplicada no dia 3 de agosto nas quatro cidades dos Polos nos quais é oferecido o Curso de Licenciatura em Letras. A taxa de inscrição custa R$30,00
A divulgação dos candidatos inscritos será realizada na data provável de 24 de julho e o resultado final do Processo Seletivo deve ser conhecido no dia 5 de setembro.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Financiamento estudantil passará a atender a alunos de cursos de mestrado e doutorado

O ministro da Educação, Henrique Paim, anunciou, nesta terça-feira, 1º de julho, a ampliação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para a pós-graduação. Ele informou que o sistema será aberto nesta semana para adesão das instituições privadas e, depois, para adesão dos estudantes. Em seguida, a inscrição manterá fluxo contínuo.
“Existe uma demanda importante, principalmente de alunos de cursos de mestrado profissional”, observou o ministro. Ele disse que o financiamento já estava previsto há algum tempo e que, durante o período, houve definições para a nova modalidade, incluindo a integração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do Fies.
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, lembrou que a iniciativa atende a uma demanda antiga das instituições não públicas. “É um passo importante para que os estudantes matriculados nos cursos de mestrado e doutorado dessas instituições se candidatem ao financiamento. Este é mais um avanço na reconhecida pós-graduação brasileira.”
Para Jorge Guimarães, a iniciativa deverá ampliar a apresentação de propostas de pós-graduação stricto sensu dessas instituições à Capes e estimulará, também, a expansão de cursos de mestrado profissional, pois os estudantes dessa modalidade  serão contemplados igualmente como os matriculados em mestrados e doutorados acadêmicos.
Fies – A possibilidade de financiamento para os cursos não gratuitos de mestrado acadêmico e profissional e de doutorado foi introduzida pela Lei nº 11.552/2007, que alterou a Lei do Fies (Lei nº 10.260/2001), condicionado, entretanto, à disponibilidade financeira do fundo. A partir de agora, as instituições mantenedoras com cursos recomendados pela Capes poderão aderir ao Fies da Pós-graduação. A portaria que regulamenta a adesão das mantenedoras foi assinada pelo ministro durante a cerimônia.
Segundo o ministro da Educação, o Fies se consolidou com o modelo atual e conta com 1,6 milhões de contratos firmados. “Hoje, 40% dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas são apoiados por programas do Governo Federal – o Fies e o ProUni [Programa Universidade para Todos]. Esses programas garantem a presença [nas universidades] de todos que querem estudar”, disse.
Paim ressaltou que as diversas ações do ministério e seus órgãos mudaram o imaginário das famílias brasileiras. “Antes, as famílias se preocupavam com o emprego de seus filhos no futuro. Hoje, a preocupação é com a educação, com uma melhor formação. Estamos abrindo mais um caminho de oportunidade”, finalizou.
Beneficiários – A nova modalidade do Fies terá 31,6 mil potenciais beneficiários, matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu ofertados por cerca de 170 instituições privadas. O Fies da Pós-graduação não atenderá cursos de especialização (lato sensu) nem cursos de ensino a distância. Alunos já contemplados com bolsas da Capes pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) não poderão solicitar o financiamento.
Fabiana Santos
Ouça a exposição do ministro durante a cerimônia
Conheça o programa Fies da Pós-graduação
Conheça os cursos recomendados pela Capes
Fonte: MEC

Aprenda a avaliar seus estudos para o Enem

Ao longo do ano, nosso Portal e diversos outros meios de comunicação relacionados a educação publicam matérias com dicas e orientações para a preparação dos milhões de candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 8 e 9 de novembro.
Entretanto, como qualquer outra circunstância em sua vida (relacionamento, trabalho etc.), também devemos reservar um tempo para avaliarmos a eficiência de nossos estudos e refletirmos se estamos caminhando rumo aos nossos objetivos.
Se você nunca o fez e nem pensou a respeito, este artigo é para você. Veja nossas orientações para aprender a avaliar sua preparação para o Enem e aproveitá-la da melhor maneira possível:
1- Trace uma meta e a tenha sempre em mente:
A avaliação perde muito sentido se o estudante não possui anseios, objetivos. Primeiramente você deve possuir uma meta maior que guiará todas as suas ações, como por exemplo conquistar uma vaga numa universidade pública. Se você ainda não traçou a sua, faça agora mesmo! Não se esqueça que as pessoas que possuem objetivos claros têm chances muito maiores de conquistá-los do aqueles que não possuem.
2- Pratique e compare resultados:
Apesar de simples, esta é, sem dúvidas, a principal orientação desta matéria. A lógica utilizada é a mesma de sua escola: você é avaliado fazendo provas que abordam todo o conteúdo estudado e deve atingir médias mínimas para ser ¨aprovado¨. No caso do Enem, a recomendação é que preste simulados e resolva provas anteriores (veja as últimas 5 provas do Enem), anotando as notas finais e comparando-as com anteriores, para observar se houve evolução. No caso da redação, a dica é para que elabore textos sobre possíveis temas e depois peça para um professor fazer a correção, inclusive pontuando cada produção textual.
3- Analise e reflita sobre seu desempenho:
Com as notas dos simulados / provas anteriores / redações em mãos, você pode comparar e analisar se houve ou não uma evolução dos resultados. Em caso negativo, tente encontrar quais foram os pontos negativos em suas atitudes e técnicas de estudo que o levaram a estagnação ou piora nos resultados. A partir desta reflexão, trace novas estratégias que julgue serem mais interessantes que as antigas e que o levarão a melhores resultados.
Estamos a praticamente quatro meses do Enem e, apesar de parecer muito próximo, saiba que você tem tempo suficiente para avaliar sua preparação e providenciar as mudanças necessárias para mandar bem no exame e atingir seu objetivo final. Agora é com você!

Fonte: InfoEnem

Governo do Estado amplia oferta de cursos em Educação Profissional

Em parceria com o Governo Federal, o Governo da Paraíba está construindo seis Escolas Técnicas Estaduais, a primeira etapa de uma ação que projeta um total de 15 dessas unidades. As seis primeiras estão sendo construídas em João Pessoa, Bayeux, São Bento, Cajazeiras, Mamanguape e Cuité.
Os investimentos superam R$ 53 milhões, ficando cada unidade em torno de R$ 8,9 milhões. A Escola Técnica de Bayeux vai ser apresentada à comunidade local pelo governador Ricardo Coutinho nesta quarta-feira (2).
Essas escolas têm padrão e modelo definidos pelo Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cada uma terá capacidade de ofertar 1.200 vagas, totalizando.
As escolas técnicas terão térreo e primeiro andar, 11 salas de aula, auditório com capacidade para 145 pessoas, biblioteca, sala multimídia para professores, laboratório de idiomas, informática, física, química, biologia e matemática, refeitório, cantina, cozinha industrial completa, sala para grêmio estudantil, oficina de manutenção, anfiteatro, ginásio poliesportivo completo e centros de vivência.
O superintendente da Suplan, João Azevedo, avalia que a construção dessas escolas beneficiará milhares de jovens paraibanos que passarão a dispor de cursos em diversas áreas de acordo com as demandas prioritárias das regiões onde residem. “As escolas têm excelente padrão com todo espaço necessário ao desenvolvimento de atividades educacionais e três delas estão em fase de conclusão: Bayeux, João Pessoa e Mamanguape”, destacou.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, serão ofertados cursos com eixos tecnológicos de Informação e Comunicação (João Pessoa), Produção Industrial (Bayeux), Recursos Naturais (Mamanguape), Produção Alimentícia (Cuité), Produção Industrial (São Bento) e Informação e Comunicação (Cajazeiras).
Márcia Lucena explica que os critérios para a seleção dos cursos atenderam às necessidades e perfil de cada região, levando em conta fatores como os arranjos produtivos locais (APL). Está sendo feita consulta popular, a partir de orientação do Ministério da Educação e as comunidades também foram ouvidas nas plenárias do Orçamento Democrático.
Na escola de Bayeux, por exemplo, serão ofertados a partir de 2015 os cursos de Fabricação Mecânica e Móveis, dentro do eixo tecnológico Produção Industrial. Para este ano haverá cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), além de cursos de línguas.
Escola de Saúde – Em junho de 2012, a cidade de Sapé ganhou uma escola técnica pública em saúde. O governador Ricardo Coutinho inaugurou a Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Professora Cloris Torres de Oliveira, que oferece os cursos Formação Técnica de Agente de Saúde, Técnico em Saúde Bucal, além de Técnico de Enfermagem, por meio de cooperação técnica entre as secretarias de Educação e de Saúde. Outros cursos serão implantados.
Mais de R$ 1 milhão foram investidos nessa escola que tem laboratórios de informática, enfermagem, ciências e a biblioteca climatizada. Os cursos são ofertados a alunos de 16 municípios da região que concluíram o Ensino Médio. Alunos de escolas de enfermagem particulares pagam em média R$ 500,00 por mês. A escola pública de Sapé é uma oportunidade para muitos jovens que queiram ingressar na área de saúde.
Mais 50 escolas – Em 544 salas de aula de 50 escolas localizadas em 33 municípios o Governo do Estado oferece cursos profissionalizantes do ensino médio. Dentre as cidades que ofertam educação profissional estão Pitimbu, Santa Rita, Araruna, Guarabira, Campina Grande, Taperoá, Cuité, Monteiro, Patos, Santa Luzia, Conceição, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Manaíra, Pombal, Itabaiana e Sousa.
A Secretaria da Educação informa que há cursos em diversas áreas, incluindo jogos digitais, informática, hospedagem, restaurante e bar, agropecuária, agroindústria, análises clínicas, administração, mineração, aquicultura, manutenção automotiva, agroecologia.
Fonte: GovPB/SEE

terça-feira, 1 de julho de 2014

Governo do Estado lança prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2014

Terça-feira, 01 de julho de 2014 - 09h55


 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), lança nesta terça-feira (1º) a edição 2014 dos prêmios Mestres da Educação e Esc
ola de Valor. Os prêmios, que acontecem desde 2011, já contemplaram, até a edição do ano passado, 8.774 professores e mil escolas da rede estadual de ensino. Os prêmios tiveram um investimento da ordem de R$ 50.384.418,98 nas três edições já realizadas. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (28), que circulou nessa segunda-feira (30).
As inscrições para a edição de 2014 dos prêmios começam nesta terça-feira (1º) e vão até o dia 22 de julho. Os interessados em se inscrever tanto no Mestres da Educação quanto no Escola de Valor devem preencher o formulário disponível no endereço eletrônico www.mestresdaeducacao.pb.gov.br e observar os critérios e os documentos comprobatórios e de autoavaliação exigidos para inscrição.
Os formulários de inscrição deverão ser enviados junto aos documentos comprobatórios e de autoavaliação no período de 13 a 22 de outubro. A confirmação da inscrição acontecerá no dia 28 de outubro. De 28 de outubro a 30 de novembro acontecerá a análise dos documentos pela Comissão Estadual de Avaliação dos prêmios. No dia 10 de dezembro, serão divulgadas as escolas e professores premiados.
Os prêmios são uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba no fomento, seleção, valorização e premiação das experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas, resultantes de ações integradas e executadas por profissionais de educação em exercício e lotados nas escolas públicas estaduais de educação básica e que estejam obtendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e aprendizagem.
Escola de Valor
Prêmio aberto exclusivamente para as escolas da rede pública estadual de educação básica. Conforme a Lei 9.879, de 13 de setembro de 2012, o prêmio Escola de Valor contemplará todos os profissionais de educação em exercício e lotados nas escolas públicas estaduais de educação básica premiadas com o valor correspondente a uma remuneração mensal, a qual percebe, caracterizando o 14º salário.
Mestres da Educação – O prêmio é destinado exclusivamente para professores em efetivo exercício de suas funções e lotados em escolas da rede pública estadual de educação básica. Conforme a Lei 9.879, de 13 de setembro de 2012, o prêmio Mestres da Educação contemplará todos os professores em exercício e lotados nas escolas públicas estaduais de educação básica com o valor correspondente a uma remuneração mensal, a qual percebe, caracterizando o 14º salário.
Caso o professor premiado esteja lotado em escola contemplada com o prêmio Escola de Valor, este receberá também o 15º salário. A premiação acontecerá em evento organizado pela SEE, em João Pessoa, em local a ser divulgado oportunamente.

Para inscrição nos prêmios acesse: www.mestresdaeducacao.pb.gov.br
EDITAL Nº. 004_2014–GS – Prêmio Escola de Valor – 2014

EDITAL Nº. 005_2014–GS – Prêmio Mestres da Educação – 2014

Fonte: Gov/PB

A Escola parabeniza a Professora Luciana e o Aluno Jose Henrique

A Escola Antonio Avelino de Almeida em nome da Direção vem através da sua pagina na grande rede mundial de computadores parabenizar a Professora de Matemática Luciana Rufino e o Aluno José Henrique pela certificação da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática do ano de 2013, pois todos nós sabemos que não é fácil, onde vários outros concorrem nossa escola ganha destaque não só estadual como também Nacional, então parabéns pelo belíssimo trabalho de ambos.

Certificado: