domingo, 15 de junho de 2014

Lista dos Aprovados em 1ª chamada do Prouni 2014.2

De acordo com o cronograma do próprio MEC, será disponibilizada hoje, dia 15 de junho, a lista dos estudantes que foram aprovados em primeira chamada no ProUni (Programa Universidade para Todos) de 2014.2.
Nesta segunda edição de 2014, o programa do governo federal (criado em 2004) oferece mais de 115 mil bolsas de estudos, entre parciais (50%) e integrais (100%), distribuídas em 943 instituições particulares de ensino superior.
Os estudantes contemplados com bolsas de 50% poderão utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear a outra metade da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento. Entretanto, é necessário que a instituição para a qual o candidato foi aprovado tenha firmado Termo de Adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).
Clique aqui para acessar o sistema online do programa e ver a lista dos beneficiados do ProUni 2014.2.
É importante ressaltar que, para confirmar o benefício, os aprovados nesta primeira convocação deverão, entre os dias 16 e 24 de junho, comparecer na instituição de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações fornecidas no ato da inscrição.
Aqueles que não conseguiram terão ainda mais duas oportunidades. A primeira será a divulgação da lista dos aprovados em segunda chamada, que está prevista para o dia 4 de julho. Posteriormente, o sistema estará aberto para os não selecionados manifestarem interesse em participar da lista de espera do ProUni. As bolsas que eventualmente não forem preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos candidatos participantes dessa lista. 

InfoEnem

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Orçamento Democratico na Escola

Foi realizado hoje 05 de Junho na Escola Antonio Avelino de Almeida plenária do ODE (Orçamento Democrático Escolar), onde nesta plenária foram sugeridos pelos alunos algumas das prioridades para os recursos oriundos do PDDE.

O que é o Orçamento Democrático? 




O Orçamento Democrático (OD) é o instrumento no qual os/as cidadãos/ãs são convidados/as a participar das decisões do governo estadual sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em suas obras e serviços. Este instrumento de democracia participativa foi implantado pela primeira vez na Paraíba em âmbito estadual e se tornou realidade como um compromisso assumido pela atual gestão. Na estrutura do Governo do Estado da Paraíba o OD está sob a coordenação da Subsecretaria do Orçamento Democrático, que por sua vez está vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag).
 
Confiram fotos do Evento e apresentações de Projetos do Professores: 











































Créditos das Imagens: Francisco Anderson 
 

Governo do Estado realiza 4ª edição do Orçamento Democrático Escolar


A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realiza a assembleia geral do Orçamento Democrático (OD) Escolar, a partir das 8h30 desta quinta-feira (5), na Escola Estadual Horácio de Almeida, no Bairro Alto do Mateus, em João Pessoa. A etapa preparatória iniciou em abril e termina neste mês de junho, compreendendo a preparação e mobilização das escolas em torno da organização das atividades que serão realizadas ao longo do ano. O ciclo do OD Escolar é contínuo, tem duração durante todo o ano e deve ser coletivo, porém coordenado pelo Conselho Escolar de cada instituição de ensino.
O OD Escolar tem como fundamento a integração da comunidade escolar em torno de um projeto coletivo que contemple as singularidades da escola durante o ano de 2014. “Este ano propomos que o OD Escolar focalize o Projeto Pedagógico da Escola, colocando-o em evidência e, ao mesmo tempo, subsidiando a sua operacionalização”, explicou a secretária Márcia Lucena.
A segunda etapa, que acontece neste dia 5 de junho, é a Assembleia Geral, na qual serão apresentados os relatórios de execução financeira e pedagógica de 2013 e publicizadas as ações e projetos a serem desenvolvidos na escola em 2014 em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Tema Gerador, além dos valores dos recursos (PDDE-PB, Pnae, PDDE, Mais Educação, Atleta na Escola, Acessibilidade e outros) a serem repassados e investidos no ano corrente.
Os recursos descentralizados, que são geridos pela escola, deverão ser incluídos na pauta de discussões e no planejamento, pois eles poderão colaborar para a execução das ações que precisam de algum tipo de financiamento. “Sugerimos que os alunos sejam considerados como protagonistas, desde o momento do planejamento à seleção das necessidades, uma vez que são eles o foco das políticas educacionais e, ao serem ouvidos, aprenderão outras lições além das que lêem nos livros didáticos”, destacou a gerente de Programas de Fortalecimento da Escola, Edinalva Alves de Aguiar.
Por fim, a última etapa consiste no monitoramento e avaliação que continuam a acontecer ao longo do ano com a execução das ações definidas na assembleia, reuniões do Conselho Escolar e realização de nova assembleia para elaboração do relatório e prestação de contas à comunidade, que acontecerá no dia 4 de dezembro. A prestação de contas deve ser encaminhada à SEE até o dia 30 de dezembro.
Fique atento a cada etapa, participe, convide todos e coloque suas experiências à serviço da escola, suas opiniões, seus conhecimentos e ajude a construir uma educação pública democrática, inclusiva e de qualidade social, uma escola para todos e para cada um”, finalizou Márcia Lucena.

Fonte: GOVPB/SEE

terça-feira, 3 de junho de 2014

Governo do Estado paga 13º dia 10 de junho. Confira!

O governo do Estado antecipou para o dia 10 de junho o pagamento da metade do 13º salário dos servidores da administração direta e indireta.

O governador Ricardo Coutinho anunciou ontem a medida durante o programa semanal do “Fala Governador”. A injeção de recursos deverá ser de R$ 140 milhões.

Segundo Ricardo Coutinho, a Paraíba tem uma tradição forte nos festejos juninos e neste ano acontece um reforço com a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil.

“O Estado só paga outras contas quando o dinheiro da folha de pessoal está garantido. Acho fundamental esse pagamento antecipado do 13º salário dos servidores porque de certa forma é um reinvestimento na própria economia. O pagamento será feito em função da Copa do Mundo, que começa dia 12 de junho, e dos festejos juninos”, explicou o governador.

Nos anos anteriores, essa primeira parcela do 13º salário era paga no dia 20 de junho.

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Artur Melo de Almeida, a antecipação de metade do 13º salário também será importante para as vendas do Dia dos Namorados, que acontece a dois dias após o pagamento do Estado. "É mais um reforço importante no orçamento para a data com o pagamento dos funcionários públicos de forma bem mais antecipada".

PREFEITURAS ANTECIPAM 
 
Além dos servidores públicos estaduais, servidores públicos municipais de João Pessoa, Livramento, Gurjão e Boa Vista já têm garantido o dinheiro para as festas juninas e as confraternizações que ocorrem nos jogos da seleção brasileira neste mês de junho. As quatro prefeituras anunciaram ontem que vão pagar 50% do 13º salário em junho e a folha do mês dentro do mês trabalhado.

Fonte: Jornal da Paraíba

domingo, 1 de junho de 2014

SiSU 2014.2 ofertará mais de 50 mil vagas, inscrições começam na segunda-feira

Após anunciar que o prazo de inscrições do segundo processo seletivo do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2014 ocorrerá de 2 a 4 de junho, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que esta edição disponibilizará 51.412 vagas.
Em comparação com o processo seletivo do SiSU realizado no meio do ano passado, em que a oferta foi de 39.724 vagas, houve um crescimento de quase 30% na total de oportunidades. E não foi somente a quantidade de vagas que aumentou. O número de instituições participantes também cresceu, pulando de 54 para 67, sendo 61 federais e 6 estaduais.
Entre as novas participantes, temos a Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Vale ressaltar também que, das mais de 50 mil vagas, 41% (21.142) serão reservadas para o sistema de cotas, enquanto outras 3% (1.468) serão destinadas a outra políticas afirmativas do MEC. As 56% restantes serão preenchidas via ampla concorrência.
O SiSU utiliza as notas do Enem como critério exclusivo para a seleção de calouros para as instituições públicas cadastradas. Para participar do SiSU 2014.2, o interessado deve ter prestado o Enem 2013, obtido pontuação maior que zero na redação e realizar sua inscrição no sistema online no prazo indicado no início da matéria.
Os cursos com maior oferta de vagas neste processo seletivo são engenharia (8.707 vagas), pedagogia (1.368), administração (1.383) e ciências biológicas (1.377). Todas as vagas e cursos já estão disponíveis para pesquisa no próprio sistema, clique aqui para saber como fazer sua consulta.
Para conhecer todas as datas importantes do sistema, como chamadas regulares, prazos para matrícula acadêmica e lista de espera, acesse o cronograma do SiSU.

Fonte: InfoEnem