quarta-feira, 31 de julho de 2013

Termina nesta quarta-feira prazo para envio de dados do Censo Escolar da Educação Básica

31.07.2013 - 12h32 | Atualizado em 31.07.2013 



Brasília - Hoje (31) é o último dia para o preenchimento dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2013. Os gestores de escolas públicas e privadas devem acessar o endereço educacenso.inep.gov.br e informar dados da escola, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica. As informações são usadas para transferência de recursos públicos destinados à merenda, ao transporte escolar, à distribuição de livros, a uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica.


Fonte: EBC

Educação tem o maior avanço nos últimos 20 anos

 
 
 
A educação é o componente que mais avançou, entre 1991 e 2010, no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). É o que aponta relatório divulgado nesta segunda-feira, 29, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Em 1991, o Brasil possuía um IDHM Educação de 0,279. Ao longo de duas décadas o País avançou 0,358 pontos, chegando a um índice de 0,637 em 2010 – crescimento de 128% no período.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou o avanço na educação dos mais jovens e ressaltou, também, a importância do crescimento do fluxo escolar na construção do índice. “A grande contribuição foi o fluxo escolar de crianças e jovens. Partimos de um patamar muito baixo, mas tivemos grande evolução, o que é um dado impressionante”, afirmou.

O relatório aponta evolução em todos os indicadores da educação. O número de crianças de cinco a seis anos na escola, entre 1991 e 2010, passou de 37,3% para 91,1%”, O total de jovens entre 11 e 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu no período: de 36,8% para 84,9%.

Já a taxa de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo chegou a 57,2% em 2010. Duas décadas atrás esse indicador contabilizava 20% desta faixa da população. O total de pessoas entre 18 e 20 anos com ensino médio mais que triplicou nas duas últimas décadas: o indicador passou de 13% para 41%.

IDHM – O IDHM adapta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para a realidade dos municípios, de acordo com as especificidades locais. No cálculo do índice são consideradas três dimensões: educação, longevidade e renda. Os valores variam de zero (mínimo) a um (máximo). Considerando os três componentes, o IDHM do Brasil cresceu 47,5%, entre 1991 e 2010. No período, o País avançou de 0,493 (baixo) para 0,727 (considerado alto).

A metodologia de cálculo do componente educação no IDHM é composta por dois subíndices: a escolaridade da população adulta e o fluxo escolar da população jovem. No que se refere à escolaridade, a porcentagem da população com mais de 18 anos que concluiu ao menos o ensino fundamental chegou a 54,9% – em 1991 esse índice era de 30,1%.

Para o representante residente do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, o progresso no IDHM apresentado pelo Brasil nos últimos 20 anos representa um exemplo para demais países da Organização das Nações Unidas. “O relatório mostra que com ação e compromisso político é possível mudar a realidade e atacar defasagens históricas”, disse.

Municípios – Entre 2000 e 2010, 65% dos municípios brasileiros cresceram acima da média nacional no componente educação do IDHM. O mais alto índice relativo a educação é o de Águas de São Pedro, em São Paulo, com 0,825. No município, todos os indicadores encontram-se acima de 70%, com destaque para o número total de crianças de cinco a seis anos frequentando a escola, que chegou a 100%.

São Caetano do Sul e Santos vêm logo em seguida, com índices de 0,811 e 0,807, respectivamente. As regiões Sul e Sudeste têm mais de 50% dos municípios nas faixas de alto e médio desenvolvimento humano relativo a educação. Ao todo, 23% dos municípios brasileiros estão acima do índice médio do país no IDHM Educação.

O Distrito Federal é a unidade da federação com o maior IDHM Educação (0,742). Em seguida estão São Paulo e Santa Catarina, com 0,719 e 0,697, respectivamente.

Assessoria de Imprensa do Inep


Fonte: MEC

terça-feira, 30 de julho de 2013

Coordenadores e assistentes de provas passam por capacitação

Começa nesta segunda-feira, 29, a capacitação a distância da segunda turma de coordenadores e assistentes que trabalharão na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 26 e 27 de outubro próximo. Participam do treinamento de alinhamento técnico 11,2 mil profissionais das regiões Centro-Oeste e Sudeste.  O encontro se estenderá até 11 de agosto.

A meta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é certificar 39.851 coordenadores e assistentes que trabalharão no exame deste ano. Em 2012, foram certificados 31.488 pessoas. No início deste mês, participaram da capacitação 6.351 coordenadores e assistentes da região Nordeste. A terceira e a quarta turma, com 11.150 pessoas cada uma, receberão formação entre 12 e 25 de agosto.

O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, destaca a importância dos encontros de alinhamento para assegurar que exame seja realizado de forma segura em todo o país. “Estamos aprimorando o processo para garantir um Enem com ainda mais qualidade técnica”, ressaltou.

Enem 2013
Capacitação de coordenadores e assistentes
Turmas
Período
Inscritos
Turma 1
Nordeste
8 a 21 de julho
6.351
Turma 2
Centro-Oeste e Sudeste
29 de julho a 11 de agosto
11.200
Turma 3
Norte e Sul
12 a 25 de agosto
11.150
Turma 4
(complementar)
12 a 25 de agosto
11.150

Acesso — O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado obtido no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O bom desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

Este ano, o exame atingiu a marca de 7.173.574 inscritos confirmados, um aumento de 24% em relação aos 5.791.290 confirmados em 2012. As provas, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo) de outubro, terão início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será impedida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

Assessoria de Comunicação Social do Inep


Fonte: Inep

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Inscrições para o vestibular da UEPB começa nesta segunda-feira

 O período de inscrição será encerrado no dia 14 de agosto 




As inscrições do Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) têm início nesta segunda-feira (29). As provas serão aplicadas nos dias 1º e 2 de dezembro e a primeira lista de classificados será divulgada no dia 8 de janeiro. O período de inscrição será encerrado no dia 14 de agosto.

O formulário encontra-se disponível no endereço eletrônico da Comissão Permanente de Vestibular: www.comvest.uepb.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 105,00, e o boleto poderá ser pago até o dia 16 de agosto. As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 21 de agosto. Já os cartões serão disponibilizados a partir de 17 de setembro.
Estão sendo ofertadas 2.884 vagas, sendo 50% destinadas para a cota universal e 50% para a cota de inclusão, que beneficia estudantes da rede pública de ensino. As outras 2.884 vagas para acesso à universidade são ofertadas pelo Enem. De acordo com o reitor Rangel Júnior, esse deverá ser o último vestibular tradicional realizado pela instituição. No próximo ano a UEPB pretende aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Provas

As provas serão aplicadas nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna. No primeiro dia de Vestibular serão aplicadas as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para todas as áreas. No segundo dia, os candidatos da área I farão provas de Química, Física e Matemática, além de Biologia para os candidatos inscritos para o Curso de Ciências da Natureza. Os concorrentes da área II fazem provas de Química, Física e Biologia; os da área III fazem provas de História e Geografia, além de Matemática para os inscritos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. E os candidatos da área IV respondem às questões das provas de Química, Física, Biologia e Matemática.

Inscrições Abertas do Vestibular da UEPB 2014

 Segunda 29 de Julho 10:30
Curtinha:


Olá Pessoal Bom dia!
Queremos avisar a todos que já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2014 da UEPB, para se inscreverem acessem o site:As inscrições começam hoje (29) e irão até o dia 14 de Agosto. Provas dias 1º e 2 de dezembro e a primeira lista de classificados será divulgada no dia 8 de janeiro




Inscreva-se já Clicando aqui:   http://comvest.uepb.edu.br/vestibular/indexInscricao.html

domingo, 28 de julho de 2013

Mais de mil escolas participam da Pesquisa TIC Educação este ano


06



Esta é a 4ª edição da pesquisa TIC Educação. O Comitê Gestor da Internet (CGI.br) por meio do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic.br) é o responsável pela pesquisa. A partir do Censo Escolar 2012, 1.125 escolas de todo o Brasil foram selecionadas para participar da amostra para a pesquisa este ano. Desse total, 303 escolas pertecem a rede municipal. O objetivo é identificar os usos do computador e da Internet a partir da prática docente.
Os Dirigentes Municipais de Educação das escolas selecionadas vão receber, a partir dessa semana, um ofício da Undime reforçando a importância da participação e colaboração no processo da pesquisa. O contato com essas escolas será realizado pelo Ibope Inteligência e ocorrerá entre os meses de agosto e novembro de 2013 para agendar o dia em que serão realizadas as entrevistas presenciais em cada escola. As entrevistas serão realizadas com diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos e terão uma duração média de 30 a 40 minutos para cada entrevistado.
A participação das escolas sorteadas na Pesquisa TIC Educação 2013 é de fundamental importância para o Brasil avançar na adoção e uso das novas tecnologias de informação e comunicação no âmbito das práticas pedagógicas e da gestão escolar. A pesquisa busca contribuir com a elaboração e avaliação de políticas educacionais de fomento à incorporação das tecnologias de informação e comunicação nas escolas.


Estudantes que vão prestar o Enem ganham nova ferramenta de estudo



07

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou este mês um aplicativo para ajudar estudantes a se prepararem para o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. É um banco de questões com todos os itens das provas que foram aplicadas de 2009 a 2012.
O aplicativo permite que o aluno possa testar seus conhecimentos e monitorar seu desempenho em todas as áreas. Por meio do sistema, o estudante pode escolher quais áreas do conhecimento quer estudar e, em seguida, o banco de dados seleciona as questões de maneira aleatória.
Todos os interessados podem acessar o aplicativo. É gratuito!

Clique aqui para acessar.

Fonte: Undime

Gestores já podem registrar prestações de contas vencidas



(Foto: FNDE)
     (Foto: FNDE)

As prestações de contas de convênios vencidas no período de 01 de janeiro de 2012 a 30 de junho de 2013 já podem ser registradas no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), também conhecido como Contas Online, disponível no portal eletrônico do FNDE.
Para auxiliar os responsáveis pelo registro dessas prestações de contas, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) também disponibilizou em seu portal, no espaço SiGPC, umroteiro para orientar o cadastramento das informações.
O prazo para o recebimento das prestações de contas será de até 60 dias a partir da habilitação da funcionalidade “Enviar” da respectiva transferência. Essa funcionalidade está prevista para o fim de agosto. Por isso, é importante que todos os beneficiados fiquem atentos aos prazos e acessem rotineiramente o sistema e o portal do FNDE, onde as informações serão veiculadas.
Para obter mais esclarecimentos sobre o Contas Online, basta entrar em contato com o Atendimento Institucional do FNDE pelo telefone 0800-616161 (opção 2) ou ainda pelo Fale Conosco, disponível na página do FNDE.

Autor: FNDE

Prazo para prefeituras preencherem dados do Censo Escolar da Educação Básica termina dia 31


07

Os gestores municipais de todo o país têm até o dia 31 deste mês para preencher os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2013. As informações serão utilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para calcular a suplementação de recursos de 2014 a creches que atendem a crianças do Bolsa Família. O preenchimento do censo é feito pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação.
Os gestores devem informar, entre outros dados, a quantidade de crianças de até 48 meses, beneficiárias do Programa Bolsa Família, atendidas em creches municipais ou conveniadas. As creches receberão, por criança, o valor corresponde a 50% do valor do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Os recursos podem ser utilizados em despesas de manutenção e desenvolvimento da educação infantil e na aquisição de bens para garantir o cuidado integral e a segurança alimentar e nutricional das crianças.
Os gestores que ainda não informaram os dados referentes a 2012 ainda podem fazê-lo. De acordo com o MDS, mais de 1,5 mil municípios preencheram o Simec. O preenchimento é necessário para que os municípios recebam os recursos referentes a 2013. Os repasses começarão a ser feitos em agosto. A previsão para este ano é atender a 211 mil crianças beneficiárias do Bolsa Família, com R$ 448,4 milhões para suplementação.


Fonte: Agência Brasil

sábado, 27 de julho de 2013

Professores da rede estadual de ensino podem se inscrever para curso de Astronomia Básica

Sexta-feira, 26 de julho de 2013 - 16h58

Os professores que lecionam Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino e de outras redes públicas têm agora a oportunidade de ampliar os conhecimentos na área de Astronomia. O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu 40 vagas para o Curso de Capacitação de Ensino em Astronomia.
As inscrições estão abertas até o dia 6 de agosto. O curso é gratuito e ofertado totalmente na modalidade à distância (EAD), por isso as aulas serão ministradas por meio da plataforma Moodle, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso tem duração de 100 horas, distribuídas em 10 semanas, e acontecerá no período de 19 de agosto a 27 de outubro. No dia 17 de agosto, será divulgada a lista com os candidatos selecionados.
Inscrições – Podem se inscrever professores da Rede Pública de Ensino que lecionam a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental e que estejam em plena atividade de sua função. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário disponível neste link: http://www.ifpb.edu.br/nepa/cursos. Ao final do curso, cada professor deverá receber um Certificado homologado pelo IFPB. O curso é composto por tópicos como Medidas Astronômicas, História da Astronomia, Sistema Solar, Galáxias, Constelações, entre outros.
Importância – O professor Francisco Nobre, coordenador do Nepa, afirmou que docentes de qualquer região do País podem fazer o curso que será estruturado a partir da Diretoria de Educação à Distância do Instituto. Ele destacou que o curso é importante para fortalecer a formação dos professores de Ciências. “Muitos professores são formados em Biologia, por exemplo, mas durante a graduação o conteúdo de Astronomia não foi contemplado. O curso dará uma visão melhor aos professores que estão em sala de aula”, ressaltou.

Enem 2013: Exame deste ano terá lacres eletrônicos em todos os malotes

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulgou nesta terça-feira, 23, durante coletiva de imprensa, na sede do Ministério da Educação, em Brasília, dados que demonstram o aumento de toda a estrutura logística na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013.

Mercadante também anunciou que neste ano serão utilizados lacres eletrônicos em todos os malotes que transportarão as provas. “A vantagem é que temos total segurança do trajeto e do momento em que o lacre é aberto”, explicou. A experiência ocorreu no ano passado, quando 10 mil malotes receberam lacres.

Neste ano serão impressas 15,7 milhões de provas e a logística envolverá 1.661 municípios, 15.576 locais de prova, 63.340 malotes, 9.480 rotas de distribuição e 308 quilômetros devem ser percorridos. Números superiores ao da logística de 2012, que teve 12,7 milhões de provas, envolveu 1.615 municípios, 15.076 locais de prova, 48.341 malotes, 9.788 rotas de distribuição e 305 mil quilômetros percorridos.

“Queremos dar tranquilidade e segurança para que os estudantes façam uma boa prova”, disse.

Além disso, serão envolvidas na aplicação da prova 648 mil pessoas, dentre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e apoio. Haverá ainda 48.048 atendimentos especiais para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes.

Redação – Na segunda quinzena de agosto ocorrerá a publicação do Guia do Participante 2013, com exemplos de redações nota 1.000. Neste ano também haverá aumento da equipe que acompanhará a correção das provas. Serão 8.400 corretores, 280 supervisores e 35 coordenadores. No ano passado foram 5.600 corretores, 230 supervisores e 12 coordenadores.

De acordo com o ministro, durante o processo de correção também haverá um monitoramento contínuo dos avaliadores, que passam por formação específica. “Todos os corretores estão passando por uma capacitação de 136 horas e haverá uma avaliação permanente, on-line, durante o processo de correção”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação Social

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Especialização em Fundamentos da Educação inicia segunda etapa neste sábado

As aulas da segunda etapa do ‘Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares’ começam neste sábado (6) em todo o Estado. A capacitação é promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), e acontece nos 12A polos localizados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Itabaiana, Cuité, Catolé do Rocha, Araruna, Guarabira, Monteiro, Princesa Isabel, Sousa, Itaporanga e Patos. Na Capital, as aulas ocorrem na Escola Estadual José Lins do Rego, no Bairro do Cristo Redentor, onde funciona o Campus V da UEPB.

O curso vai ser ministrado aos sábados e é formado por nove módulos, com previsão para término em julho de 2014 com a defesa das monografias. A especialização contempla aulas presenciais e à distância e será realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Com inscrições gratuitas, o curso tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais graduados: efetivos, comissionados e técnicos administrativos que atuam na rede estadual de educação básica.

Estão participando da primeira etapa da capacitação, que teve início em fevereiro, 1.933 profissionais e para esta fase estão matriculados 1.226 servidores, no total de 3.159 cursistas. Para a realização da atividade, foram distribuídos, desde o primeiro dia de aula, livros didáticos a serem trabalhados durante a especialização.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, no curso de especialização os profissionais vão ter a oportunidade de fazer a capacitação e uma reflexão sobre práticas pedagógicas interdisciplinares, na perspectiva de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

“O Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares é parte integrante do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, lançado em agosto de 2011. Terá duração de 12 meses e será realizado em nove módulos, cujos conteúdos curriculares estarão voltados para os eixos temáticos norteadores da Educação no Estado da Paraíba: Educação e Identidade, Educação e Tecnologia, Educação e Campo, Educação e Cidadania, Educação e Cultura, Educação e Cidade, Educação e Comunicação, Educação e Trabalho e Educação e Pesquisa”, destacou a secretária.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da SEE, Ana Carolina Vieira, a carga horária do curso será de 360 horas, das quais 160 horas vão ser destinadas as atividades à distância, desenvolvidas por meio da Plataforma Moodle, e 200 horas destinadas às atividades presenciais, realizadas aos sábados, das 7h às 12h, em 12 polos localizados nos seguintes municípios: Araruna, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Princesa Isabel e Sousa.

A secretária da Educação, Márcia Lucena, informa ainda aos profissionais de educação matriculados para o Curso de Especialização que eles não serão dispensados de suas atividades, não cabendo, portanto, pedido de licença para capacitação prevista no Artº 88 da Lei Complementar nº 58/2003 que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores Públicos Civis do Estado da Paraíba.

Para outras orientações, entrar em contato com a Gerência de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, por meio dos telefones: (083) 3218-4049/ 3218-4052/ 3218-4076/ 3218-4051.

Fonte: Secom/PB

Vestibular 2014 - UEPB Resultado da Isenção

  


Vestibular 2014


A Comissão Permanente do Vestibular da UEPB - COMVEST, divulga o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição e de participação da cota de inclusão para o Vestibular 2014.

OBS: Os candidatos que não solicitaram a isenção do pagamento, através do formulário eletrônico no site da COMVEST, não terão seus nomes relacionados em nenhuma das listas.


Candidatos deferidos e indeferidos da taxa de inscrição e da cota de inclusão

Candidatos que não enviaram ou enviaram fora do prazo os documentos para análise
 
 
CREDITOS: http://comvest.uepb.edu.br/concursos/vestibulares/vest2014/lista_isencao.html