terça-feira, 30 de junho de 2015

MEC quer contribuições para formação de profissionais


Reprodução do Facebook/MEC
O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira, 25, consulta pública para receber sugestões para a formulação do decreto de criação da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. O objetivo é ouvir a sociedade na elaboração de uma política que fortaleça o regime de colaboração entre o poder público federal, estadual e municipal.

A proposta é implementar uma nova forma de gestão da formação dos profissionais da educação básica, integrando os programas federais e as ações já desenvolvidas nos estados e municípios. A integração de diferentes esferas do poder público faz parte da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/2014) para a implantação de uma política nacional de formação dos profissionais da educação.

Inscrições para certificadores do Enem estão abertas até 15 de julho

Imagem do Google
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, (Inep) abriu nesta segunda-feira, 29, as inscrições para o processo seletivo de servidores do Poder Executivo federal dispostos a atuar no monitoramento e controle da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O período de inscrições vai até 15 de julho próximo. As provas serão aplicadas em 24 e 25 de outubro.

A expectativa do Inep é reunir cerca de 25 mil servidores para integrar a Rede Nacional de Certificadores (RNC). De acordo com o edital de chamada pública, podem participar do processo seletivo funcionários regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, desde que não estejam de licença, em afastamento ou inativos, nem tenham parentes de segundo grau, cônjuges ou companheiros participantes no exame.

MEC aprova criação de Mestrado em Educação na UFCG


Imagem do Google
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recomendou a criação do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A proposta da Unidade Acadêmica de Educação da UFCG foi avaliada durante reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, realizada nos dias 18 e 19 deste, em Brasília.

O parecer da Capes destacou o comprometimento da instituição com o financiamento do curso até que tenha condições de captar recursos junto às agências de fomento e considerou que a universidade tem infraestrutura adequada e que priorização a expansão da pós-graduação no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e na proposta Reuni.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Abertas inscrições para curso de Secretaria Escolar do Programa Profuncionário

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), a ser realizado nos semestres 2015.2 e 2016.1 nos polos Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Cabedelo, Sousa e Princesa Isabel. O prazo para se inscrever é até 09 de julho.

O curso ofertado é o Técnico Subsequente em Secretaria Escolar, modalidade EaD e é destinado prioritariamente a servidores efetivos vinculados às secretarias estadual e municipais de educação em todo o estado da Paraíba.