domingo, 22 de fevereiro de 2015

Site do Prêmio Solução Nota 10 recebe mais de mil ideias


Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page
Em apenas 10 dias de lançamento, mais de mil ideias já foram postadas no site do prêmio Solução Nota 10. Lançado no dia 9 de fevereiro, na solenidade de abertura do ano letivo, o prêmio é uma consulta pública promovida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), que objetiva proporcionar inovações no ensino por meio da participação social. Foram registrados mais de 56 mil comentários e o site já conta com aproximadamente 900 usuários. Para participar acesse o http://solucaonota10.pb.gov.br e cadastre-se.

Projovem Urbano 2015 divulga segunda chamada dos candidatos


Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE), a lista da segunda chamada dos candidatos classificados para entrega de títulos e entrevista escrita do Projovem Urbano do Estado da Paraíba. A entrega de títulos e entrevistas será nos dias 23 e 24 de fevereiro na

UFCG divulga nesta segunda a lista de espera do Sisu com cerca de 2 mil nomes

Será divulgada nesta segunda (23), a primeira chamada de lista de espera da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A lista é decorrência das vagas não ocupadas na chamada regular realizada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2015.1). Serão convocados 1.963 candidatos.
O cadastramento dos candidatos acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro nas coordenações dos cursos e dos campi para o qual o candidatos foi aprovado. O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

Campus Patos abre inscrições para os cursos de Inglês, Libras e Espanhol

Campus Patos abre inscrições para os cursos de Inglês, Libras e Espanhol
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, CampusPatos, abre inscrições para os cursos de extensão em Libras, Conversação em Língua Inglesa e Conversação em Língua Espanhola.
A iniciativa é do Núcleo de Aprendizagem de Idiomas - NAI, coordenado pelo Professor Thiago José Ferreira de Sousa. São oferecidas 89 vagas conforme Edital em anexo. As aulas terão início no dia 10 de março do ano corrente. 

As inscrições para os cursos são gratuitas e estão abertas entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2015, na Coordenação de Pesquisa e Extensão do IFPB do Campus Patos, localizado no Bairro do Alto da Tubiba. Como não haverá teste de seleção, o critério para o preenchimento das vagas será a ordem de matrícula (inscrição).
Veja o Edital aqui.
Veja o Anexo aqui.

*José Herculano Filho - Campus Patos.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Lançado edital do Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFRN

Lançado edital do Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFRNA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou edital de seleção para o Mestrado Profissional em Gestão Pública que oferece 10 (dez) vagas para servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. As inscrições serão no período de 19 de fevereiro a 06 de março de 2015.  Acesse aqui o edital.
No ato da inscrição on line o candidato deve anexar o comprovante do resultado do teste da ANPAN realizado a partir de fevereiro de 2013, e cópia do anteprojeto de proposta de intervenção ou do anteprojeto de dissertação de mestrado.

A área de concentração do Mestrado é em Gestão Pública e a linha de pesquisa em Gestão e Políticas Públicas O Processo Seletivo é composto de três fases: teste da ANPAD, redação e entrevista técnica.  O resultado final está previsto para ser divulgado em 20 de março e o início das aulas dia 01 de abril.

Do Ascom do IFPB

Governo do Estado realiza encontro sobre Educação Profissional

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), vai realizar um encontro para discutir os rumos da educação profissional na Paraíba. O evento está previsto para o próximo mês de março para os gestores escolares das unidades que oferecem educação profissional e contará com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan.  A iniciativa é resultado da agenda administrativa cumprida pelo secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, esta semana em Brasília.
De acordo com Aléssio Trindade, o presidente do FNDE fará um relato de sua experiência na gestão da Educação Profissional no Estado do Ceará e dos projetos do FNDE para Educação Profissional em nível nacional.
Durante sua estada em Brasília, o secretário da Educação da Paraíba se reuniu com o novo presidente do FNDE, Antônio Idilvan de Lima Alencar.  Em pauta, o alinhamento das ações no plano local com o plano nacional e o estabelecimento de uma agenda positiva para a rede estadual de educação da Paraíba.
O presidente do FNDE, Antônio Idilvan, ressaltou que o caminho da Educação Profissional deve passar pela interlocução da educação com o setor produtivo. “É preciso ter clareza da vocação econômica das localidades. Nossa proposta, de forma primordial, passa pelo monitoramento do arranjo produtivo local, das suas necessidades. A partir daí, criamos um modelo que apresenta um eixo curricular, especificação técnica e layout de laboratórios para viabilizar a oferta dos cursos demandados”.
Ainda no Ministério da Educação, o secretário Aléssio Trindade reuniu-se com os novos secretários de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Machado Feres, e da  Educação Básica (Seb), Manuel Palácios da Cunha e Melo. Na ocasião, ele recebeu a garantia de que a rede estadual poderá participar da pactuação, já neste ano de 2015, com o Governo Federal para a oferta de cursos à comunidade pelo Pronatec.
“Será mais uma oportunidade de qualificar jovens e trabalhadores, além de gerar emprego e renda. São duas secretarias relevantes, que tem um peso considerável dentro do nosso planejamento estratégico. Saímos muito confiantes da reunião na Setec”, destacou Aléssio Trindade.
Na SEB, os secretários discutiram a gestão de sistemas de avaliação e planos de incentivo para o desenvolvimento da educação básica. “Acredito muito em sistemas de incentivo baseado num plano de metas. A Escola deve assumir a meta, como foco, se envolver. Neste ponto, é importante um diálogo aberto e um monitoramento do alcance das metas”, disse Manuel Palácios.

Fonte: GovPB

Programa vai combater distorção idade-série de 44 mil alunos na Paraíba

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page
Teleaulas com o uso de TV de 52 polegadas, dvd, mesas redondas e microbiblioteca, com atividades em grupo e avaliações semanais. Assim serão as aulas para crianças e adolescentes de idade entre 13 e 17 anos que participarão do Programa Caminhando, uma ação que pretende corrigir a distorção idade/série que afeta 44 mil jovens na Paraíba.
Por passarem muito tempo entre o 6º e o 7º anos, esses jovens deixaram de avançar no currículo escolar, um problema que se repete país afora, principalmente na população de renda mais baixa.
Boa parte das atividades serão realizadas em grupo e o sistema de avaliação será semanal, em forma de seminários. Os alunos terão aulas-campo, trabalharão com vídeo e áudio, ou seja, é uma aula movimentada, mais prazerosa, de convivência e de socialização, explica a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Aparecida Uchôa. Os alunos serão acompanhados por um professor orientador, e vivenciarão situações do seu dia-a-dia aplicada aos conteúdos didáticos.
Parceria
As atividades do programa só terminam em dezembro de 2015 em 438 escolas da rede estadual. “Esse projeto é uma das novidades que temos para este ano. Trata-se de uma correção de fluxo que acontece nos moldes do Telecurso, realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, onde estaremos ofertando 44 mil vagas”, explicou a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.
O Caminhando surgiu no Ministério da Educação (MEC) devido ao grande índice de distorção idade/série no país nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O programa foi lançado nacionalmente em parceria com a Fundação Roberto Marinho, numa ação partilhada pelo Plano de Ação Articulada (PAR) com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para os Estados que apontavam uma distorção idade/série muito grande.
Realidade do aluno
O modelo hoje empregado em escolas do Rio de Janeiro foi conhecido por gestores de educação de vários Estados. “Trata-se de um Telecurso, porém, totalmente diferente do que é visto na TV. São teleaulas com um material voltado especificamente para a juventude, assim como o material de pesquisa, produzido de acordo com cada Estado”, contou a gerente.
O programa será dividido em módulos, sendo três para o Ensino Fundamental. “No último módulo os alunos terão iniciação para o mundo do trabalho, com disciplinas como Empreendedorismo Jovem e Protagonismo Juvenil, coisa que as escolas normais não têm. Além disso, terão sala de aula não com carteiras, mas com mesas redondas, onde farão os trabalhos em grupo e farão seminários como avaliação. Então será uma metodologia específica para esta moçada, que nem é mais criança para aprender o be-a-bá, mas também ainda não é adulto o suficiente para estudar à noite”, explica Aparecida Uchôa.
Na avaliação da gestora, o benefício do Programa Caminhando é a recuperação do tempo perdido. “Com aulas dinâmicas e em ambiente favorável e estimulante esses jovens sairão preparados para o Ensino Médio”, ressaltou. Em dois anos esse grande número de alunos, antes destinado à educação de jovens e adultos, será encaminhado para o Ensino Médio ou Técnico, desafogando a rede estadual de ensino.
Preparação dos professores
O Governo do Estado selecionará professores, que podem se inscrever pelo link http://www.sec.pb.gov.br/consulta/geeif.php. São 1.479 vagas para professores orientadores e podem participar professores efetivos e prestadores de serviço da rede estadual de ensino.
Esses professores terão uma formação inicial e, a cada bimestre, participarão de encontro de formação. Além disso, serão acompanhados semanalmente pelos professores das disciplinas. No dia-a-dia responderão a um supervisor.
Outro projeto
Os alunos também vão participar do projeto Mais Educação, que acontece no contra-turno, onde serão aplicados temas como o protagonismo e empreendedorismo juvenil. O projeto, que acontece com sucesso nos Estados do Rio de Janeiro, Acre, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo, recupera o Ensino Médio.
O que acontece é que esses meninos vão ficando no Ensino Fundamental e não atingem o Ensino Médio, que registra uma queda de matrículas no Ensino Médio. Este vai ser um momento em que prepararemos os alunos para entrar no Ensino Médio regular, com o diferencial da bagagem que vão adquirir para o mercado de trabalho”, disse Aparecida Uchôa.
Fonte: SEEPB

Paraíba participa de Congresso sobre Internet

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page


A Paraíba está sendo representada no Congresso da Internet Corporation for Assigened Names and Numbers (Icann2), realizado em Cingapura de 4 a 13 do corrente mês, pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Claudio Benedito Silva Furtado. A Icann é uma entidade sem fins lucrativos, subordinada ao Governo dos Estados Unidos da América, responsável pela alocação do espaço de endereços do Protocolo da Internet, pela administração de sistema de nomes de domínios.
O Congresso da Icann trata com setores governamentais, empresariais e acadêmicos sobre: governança, segurança, neutralidade, bem como o futuro da internet no mundo. Durante o Icann52 conjuntamente com o CGI-BR (Fórum de Governança da Internet) e o Ministério das Relações Exteriores e representantes da ONU discutirão a organização do Fórum de Governança da Internet que será realizado em João Pessoa, em novembro deste ano. De acordo com o presidente da Fapesq, está sendo muito boa a repercussão da realização do IGF na Paraíba, com vários participantes de todos os setores confirmando presença no evento.

Durante a viagem o presidente da Fapesq fará visitas a instituições científicas, sediadas em Cingapura, que resultarão em novos incentivos para a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Estado. Conforme afirmou o presidente da Fapesq, nas reuniões em Cingapura o estado irá encaminhar à Icann, por meio da Fapesq, a candidatura de João Pessoa para sediar um congresso da Icann em 2016 ou 2017. “A Paraíba possui excelente infraestrutura, com um moderno Centro de Convenções em João Pessoa (capital), que possui equipamentos e instalações com nível de eventos no mundo inteiro, e grande potencial na área para sediar os eventos da Icann”, salientou.
O 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), agendado para novembro de 2015, em João Pessoa (PB), já vem sendo debatido desde o final do ano passado por representantes de diversos setores e diferentes nacionalidades. O CGI.br representa um modelo multissetorial de governança da Internet reconhecido internacionalmente. No período de 2003 a 2014, o Brasil, por intermédio do CGI.br, sediou cinco encontros internacionais, dentre eles quatro relacionados a governança da Internet: duas reuniões da ICANN (2003 e 2006), uma do IGF (2007), a conferência WWW (2013) e o NETmundial (2014).

Continuidade do IGF – O IGF é um evento criado a partir da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação (CMSI), que possuía um mandato de cinco anos, renovado em 2010. O 10º IGF, que será realizado no Brasil, é o último fórum do segundo ciclo. A expectativa é que o evento em João Pessoa recomende mais uma renovação de mandato – que deve durar no mínimo mais cinco anos – e que seja apreciada durante a Assembleia Geral da ONU, em dezembro de 2015. Já em Istambul, no IGF de 2014, houve manifestação para que o fórum seja permanente e não precise sofrer renovações de mandato.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br – O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios).

Fonte: Gov/PB

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Governo da Paraíba por meio da Espep lançou Edital para o processo de credenciamento para novos professores

Terça. 10 de Fevereiro de 2015, 09:12


O Governo da Paraíba, por meio da Espep, lançou nesta quinta-feira (5) o Edital para o processo de credenciamento para novos professores, instrutores, capacitadores e outros profissionais interessados em ministrar aula na instituição. As inscrições começaram na última sexta-feira (6) e terminam no dia 20 deste mês.


Confira edital (página 10): http://goo.gl/xzp3PJ



Fonte: Pagina da SEE no Facebook

Competição de Robótica tem inscrição prorrogada


Competição de Robótica tem inscrição prorrogada As equipes de estudantes e professores interessados em participar da I Competição de Robótica do IFPB têm um prazo maior para a inscrição que agora foi prorrogada até essa quinta, 12 de fevereiro. O edital retificado foi publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do Instituto e pode ser conferido nesse link. A PRPIPG também especificou detalhes de uma das tarefas que o robô precisa cumprir durante a competição. As demais datas continuam sem alteração. A Competição vai ser realizada no Campus Picuí nos dias 24 e 25 de fevereiro. Podem participar equipes de qualquer campus do Instituto Federal da Paraíba, compostas por dois estudantes e um professor.
A competição é composta por duas modalidades: Internet e local com regras específicas para o controle do robô e posicionamento do operador. Cada equipe pode se inscrever em apenas uma das modalidades. O robô deve ser capaz de realizar entre outras ações, navegar em um túnel escuro, capturar uma bola de golfe e subir e descer uma rampa inclinada.Os três primeiros lugares na modalidade local e o terceiro colocado na modalidade internet receberão prêmios em dinheiro. As duas primeiras equipes colocadas na modalidade internet serão financiadas pelo IFPB para participarem em abril deste ano da Mercury Remote Robot Challenge, promovida pela Universidade do Estado de Oklahoma.  A pista que será montada no Campus Picuí para a competição de robôs será semelhante a usada ano passado nos Estados Unidos durante a Mercury Remote Robot Challenge. O torneio visa estimular a comunidade acadêmica do IFPB a desenvolver robôs móveis e sistemas de controle remoto e preparar os estudantes para competições regionais, nacionais e internacionais na área de robótica, onde a instituição já teve destaque.


Do Ascom do IFPB

Ricardo Coutinho e Cid Gomes abrem ano letivo na Paraíba com inauguração da Escola Técnica de Mamanguape

O governador Ricardo Coutinho e o ministro da Educação, Cid Gomes, inauguram, às 10h desta segunda-feira (9), a Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape – João da Matta Cavalcanti de Albuquerque. A solenidade, que abre oficialmente o ano letivo 2015, contará ainda com a presença do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, da secretária executiva de Administração e Logística da pasta, Luciane Alves, e da secretária executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho. A Escola Técnica da cidade de Mamanguape foi construída com recursos federais e do Tesouro do Estado, cujos investimentos somam R$ 9.333.461,69. A unidade é a segunda a ser inaugurada. A primeira a ser entregue à comunidade foi a da cidade de Bayeux. Ao todo, são seis escolas de cursos técnico-profissionalizantes que deverão funcionar no Estado.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Divulgada lista de classificados para entrega de títulos e entrevista do Projovem Urbano

Sexta Feira, 04 de Fevereiro 2015, 01:33

O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial do Estado (DOE), a lista com os candidatos classificados para entrega de títulos e entrevista escrita do Projovem Urbano do Estado da Paraíba – 2015. A entrega de títulos e entrevistas acontece até segunda-feira (9). O resultado dos classificados será publicado na página da Secretaria da Educação, no Portal do Governo do Estado.
 No ato da prova de títulos, todos os documentos originais declarados no formulário de inscrição online devem ser apresentados. São os seguintes: formulário de inscrição devidamente preenchido; documento oficial com foto; diploma ou declaração de curso de nível superior de Licenciatura Plena relacionado à área de atuação na qual se inscreveu; certificado ou declaração de curso de Pós-Graduação ou curso de aperfeiçoamento (se houver); certidão de tempo de serviço; além do diploma ou declaração de curso em informática.
 A entrevista escrita será realizada com base em Conhecimentos Gerais em Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas na área de Educação. O resultado dos classificados na prova de títulos e entrevista será publicado na página de Educação do Portal do Governo do Estado, no endereço eletrônico: www.paraiba.pb.gov.br/educacao.
 Clique Aqui e veja a lista.
Fonte: GovPB/SEE