sexta-feira, 30 de maio de 2014

Aluno Henrique participa de mais um Encontro das Olimpiadas de Matematica

As Olimpíadas de Matemática, nos moldes atuais, são disputadas desde 1894, quando foram organizadas competições na Hungria.Com o passar dos anos, competições similares foram se espalhado pelo leste europeu, culminando, em 1959, com a organização da 1ª Olimpíada Internacional de Matemática, na Romênia, com a participação de países daquela região, então hoje a escola vem mais uma vez por em destaque o Nosso Aluno Henrique que participou de mais um encontro das Olimpíadas de Matemática.


Fotos















 




CRÉDITOS DAS IMAGENS: JOSÉ HENRIQUE

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Inscrições para segunda edição do Sisu começam em 2 de junho

Os candidatos à educação superior pública que pretendem tentar o acesso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação podem fazer suas inscrições a partir da próxima segunda-feira, 2, até as 23h59 de 4 de junho (horário de Brasília), conforme edital publicado nesta terça, 27, no Diário Oficial da União. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
O Sisu toma como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição para a segunda edição de 2014 do Sisu estará restrita ao estudante que tenha participado do Enem de 2013 e que não tenha tirado nota zero na redação.
Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
A primeira chamada será divulgada em 6 de junho, com matrículas nos dias 9, 10, 11 e 13. A segunda chamada, prevista para 24, terá matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.
A consulta à oferta de vagas e as inscrições serão feitas exclusivamente na página do Sisu na internet a partir desta quarta-feira, 28.
Edital nº 18/2014, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que define o processo de seleção unificada para este segundo semestre, foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 27.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social

MEC apoiará criação de cursos para candidatos à pós-graduação

Os ministros Paim e Luiza Barros, a secretária Macaé Evaristo e diretora da Ipeafro, Elisa Larkin Nascimento, durante o lançamento da chamada pública (Foto: João Neto/MEC) A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação lançou, nesta terça-feira, 27, uma chamada pública e dois editais do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. A iniciativa, voltada às instituições públicas de educação superior, federais e estaduais, além de instituições comunitárias, tem por objetivo apoiar até 20 propostas para a criação de cursos de formação de candidatos para processos seletivos de pós-graduação.
A cerimônia teve a participação dos ministros da Educação, Henrique Paim, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, além da presidenta do Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), Elisa Larkin Nascimento.
De acordo com a titular da Secadi, Macaé Evaristo, o objetivo é propiciar que os novos estudantes do ensino superior se preparem para o ingresso na pós-graduação, em cursos de mestrado e doutorado. As universidades interessadas devem apresentar propostas de cursos de no mínimo 180 horas, em pelo menos duas turmas e duração de até dois anos.
Os editais de seleção para projetos conjuntos de pesquisa entre instituições brasileiras e estrangeiras com modalidades de graduação sanduíche e doutorando sanduíche e de seleção para projetos de cooperação internacional para capacitação de docentes da educação básica apoiarão, ao todo, até 50 projetos de pesquisa. A intenção é propiciar a estudantes selecionados formação em universidades, institutos de educação profissional e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Os editais foram produzidos em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, o brasileiro está mudando na forma de pensar a educação. “As pessoas estão despertando para reconhecer que a educação é a forma de se ascender socialmente”, afirmou.
Paim destacou que a chamada pública e os editais são ações concretas na redução das desigualdades na educação. “O despertar da sociedade brasileira para a educação tem que ser um despertar acompanhado de inclusão. De nada adianta aumentar as oportunidades se nós não tivermos políticas afirmativas que garantam a todos o acesso à educação”, concluiu.
O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, criado em novembro de 2013, tem o objetivo de apoiar estudantes e pesquisadores negros, indígenas e pessoas com deficiência com a concessão de bolsas de estudos, além de prestar auxílio na mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores e criar canais de cooperação entre grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros.
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Coleta de dados do Censo Escolar é iniciada e vai até 15 de agosto

Os dados do Censo Escolar sobre aprovação, reprovação e evasão escolar dos estudantes baseiam o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (foto: profissaomestreegestaoeducacional.blogspot.com)Os dados do Censo Escolar de 2014 começam a ser coletados nesta quarta-feira, 28, Dia Nacional do Censo. Gestores de escolas públicas e particulares de todo o país vão prestar informações detalhadas sobre alunos, professores, escolas e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica. A coleta vai até 15 de agosto.
O Censo Escolar faz um diagnóstico nacional da educação básica e serve de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas que preveem transferência de recursos públicos, como merenda e transporte escolares, distribuição de livros didáticos e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Os dados do censo sobre rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos estudantes baseiam o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de qualidade do ensino no país.
Os gestores informam os dados pelo sistema Educacenso. Após a primeira fase, o sistema será reaberto, para validação das informações, 30 dias após a publicação preliminar no Diário Oficial da União, prevista para agosto. Os dados finais, após correções e verificações, serão publicados em 23 de dezembro, também no Diário Oficial da União.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, afirma que o censo é um instrumento importante na verificação do direito do aluno de ter uma trajetória regular no ensino. “Com o Censo Escolar, o Inep pode traçar a trajetória do estudante na educação básica”, diz. “E ter uma trajetória regular é o elemento fundamental para o atendimento do direito à educação, previsto na Constituição Federal.”


Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Gestores escolares já podem realizar a declaração do Censo Escolar 2014.

Sistema Educacenso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep/Mec) está aberto desde essa quarta-feira (28) para as escolas das redes públicas e privadas realizarem a declaração dos dados para o Censo Escolar 2014. O sistema ficará aberto até 15 de agosto deste ano e os gestores poderão acessar por meio do endereço: www.educacenso@inep.gov.br.

De acordo com o subgerente de Estatística da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Antonio Caldas, o gestor escolar deverá informar o número de matrículas de alunos, número de professores, atualização do cadastro e dependências da escola, total de computadores, entre outros equipamentos. O subgerente pede aos diretores que efetuem a declaração no tempo hábil e de forma fidedigna.

O objetivo do Censo Escolar é subsidiar as políticas públicas educacionais, já que por meio dele são extraídos todos os indicadores, como taxa de aprovação e reprovação, distorção idade/série, além dos beneficiários dos programas Bolsa Família, merenda escolar, livro didático, entre outros.


Fonte:  Fonte: Da secom-pb
 

terça-feira, 27 de maio de 2014

IFPB oferece Curso de Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente

IFPB oferece Curso de Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente
O IFPB através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação está oferecendo 25 vagas para o curso de especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente no Campus Monteiro. O período de inscrição é de 19 a 30 de maio.



As inscrições deverão ser protocoladas no Campus Monteiro no horário das 09 às 11:30h e das 14:30 às 
17h, na Sala de Protocolo, no andar térreo do prédio da administração do IFPB Campus Monteiro, Ac. Rodovia PB-264 - Bairro Vila Santa Maria. As inscrições deverão ser endereçadas à COESP-MT - Coordenação de Especialização Campus Monteiro.
Para efetuar a inscrição, serão exigidas cópias acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:
 Diploma de Curso de Graduação ou Certificado de conclusão legalmente reconhecido pelo MEC.
Carteira de identidade e CPF. Para candidatos estrangeiros cópia do passaporte ou registro nacional do estrangeiro.
 Apresentação de Curriculum Lattes com documentação comprobatória, incluindo histórico escolar.
Formulário de inscrição preenchido (ANEXO I) assinado pelo candidato ou seu procurador, devidamente habilitado.
Os candidatos vinculados a órgãos públicos ou particulares deverão apresentar, no ato da inscrição, uma carta de compromisso da entidade liberando-o de suas atividades no horário de funcionamento do curso.

O processo seletivo será através de prova escrita a ser realizada no dia 16 de julho e posteriormente, avaliação curricular. O resultado final está previsto para o dia 18 de agosto e as matriculas serão entre os dias 20 a 23.

O curso de especialização em desenvolvimento e meio ambiente tem a carga horária de 400 horas, sendo 360 dedicadas às disciplinas e 40 para elaboração da monografia. A duração do curso é de 18 meses, com aulas as quartas-feiras, das 13h às 17h e das 18h às 22h.


Fonte: *Patricia Nogueira - Jornalista do IFPB

quinta-feira, 22 de maio de 2014

REUNIÃO DE PAIS - 1º BIMESTRE DE 2014



Enem encerra inscrições nesta sexta, dia 23

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 serão encerradas amanhã, 23 de maio, às 23h59.
 
 
O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação, a expectativa é de que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam neste ano. Em 2013, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram e mais de 5 milhões fizeram as provas.
A taxa de inscrição é de R$ 35, e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio. Ficarão isentos da taxa todos os estudantes de escola pública e alunos que comprovarem ter renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.
Clique AQUI e faça sua inscrição.
Saiba PASSO A PASSO como fazer sua inscrição.
Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).
 
Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual), em 1.699 municípios. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do exame, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de prova.
Importante:
 
Em caso de encontrar dificuldades para realizar sua inscrição por não dispor de internet ou mesmo impressora, a Lan House Planet Web tem pessoas habilitadas para colaborar na elaboração de sua inscrição, impressão do seu comprovante e emissão de boleto bancário. A Planet Web fica na Rua Armando Burlamaqui, 700 - Bairro Campos - Parnaíba (PI) e funciona no horário de 8hs ás 21hs de segunda a sábado. Lá você também poderá adquirir o edital do certame que é de fundamental importância para leitura prévia do concurseiro o que deverá ser feito antes de fazer sua inscrição.
Nota:
 
Não deixe pra fazer sua inscrição no último dia, imprevistos podem ocorrer, como falta de energia, falta de comunicações para internet sem contar que alguns sites costumam ficar congestionados tornando a inscrição quase impossível. Lembre-se que você pode se inscrever com antecedência e pagar o boleto até o dia 28 de maio.
 
Fonte: Da redação do Jornal da Parnaíba
 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Comunicado Importante para todos os nossos Alunos

Quarta Feira, 21 de maio de 2014, 20:21

Atenção alunos por motivo de manutenção da rede de agua da nossa cidade sugerimos que todos vocês se possível tragam uma garrafinha de Agua. Esse comunicado vale para todos os turnos, até que seja solucionado o Problema.

Não existe vida sem água

A vida, como nós a conhecemos, não existe sem água. Todos os organismos contêm água, que aparece como o constituinte químico mais abundante na célula, participando diretamente dos principais processos vitais. É so lembrar que na fotossíntese, processo básico da vida, o gás carbônico e a água são usados para a síntese de glicose, o principal alimento energético da célula.



Como prevenir a crise da água?

Existem inúmeras medidas que, se forem tomadas, reduzirão em muito o consumo de água; entre as principais podemos citar:
  1. economizar água evitando o desperdício;
  2. saneamento básico, ou seja, tratamento dos esgotos domésticos;
  3. tratamento dos poluentes líquidos industriais para que possam ser reutilizados;
  4. projetos de irrigação evitando o consumo exagerado;
  5. proteção dos mananciais das regiões de nascentes dos rios.
Enfim, a falta de água é tão evidente que ela passou a ser considerada o ouro do século XXI


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso de especialização em educação étnico-racial

Terça-feira, 13 de maio de 2014 - 16h28

Os professores da rede estadual de ensino interessados em participar do Curso de Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil podem participar do processo seletivo, cujas inscrições estão sendo realizadas até o dia 20 de maio de forma presencial na Secretaria do Curso, no Centro de Humanidades, Campus III da UEPB, Rodovia PB 075, km 1, n.2001, Bairro de Areia Branca, Guarabira/PB. As inscrições, matrículas e a realização do curso serão gratuitas.
O curso é ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), terá carga horária de 360 horas/aula e será realizado no Campus III da UEPB, localizado no município de Guarabira, com aulas presenciais todos os sábados. Ao todo, estão sendo oferecidas 40 vagas destinadas a professores da rede pública que atuam na primeira fase do ensino fundamental, inclusive em creches, e a concluintes de qualquer graduação que já estejam exercendo a prática docente.
A pós-graduação visa atender à Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História da África, dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na Educação Básica, bem como contribuir na instrumentalização conceitual a partir de propostas e desenvolvimentos de práticas pedagógicas, dos profissionais que trabalham a temática nas escolas públicas.
A Gerência de Recursos Humanos (GRH) da Secretaria de Estado da Educação (SEE) ressalta a importância desta pós-graduação em atenção à atual política de formação continuada trabalhada no Estado da Paraíba para os profissionais docentes da rede pública de ensino”, destacou a gerente de Recursos Humanos da SEE, Ana Carolina Lubambo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3271-4080
Clique no link abaixo e veja o edital:


 Fonte: GOV/PB

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Exame será realizado em 8 e 9 de novembro, com novidades na acessibilidade e segurança

Quinta-feira, 08 de maio de 2014
 
 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 12, e terminam às 23h59 de 23 de maio. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, na tarde desta quinta-feira, 8.
Nesta edição, o exame terá novidades na acessibilidade e segurança. O edital com as regras do Enem 2014 será publicado nesta sexta-feira, 9, no Diário Oficial da União. Uma das novidades é a revista eletrônica, por meio de detector de metais, nos dias e locais de prova.
O ministro da Educação ressaltou o caráter inclusivo do Enem e o fato de o bom resultado no exame gerar “um caminho de oportunidades” para os participantes. “Sabemos o quanto o Enem é importante para o país. Ele abre portas”, afirmou. A nota do Enem é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Além disso, a participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar nas vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica  (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Acessibilidade – A partir desta edição, o hotsite do Enem vai oferecer o edital do exame em formato de leitura compatível com o Dosvox, um sistema para deficientes visuais, e um vídeo na língua brasileira de sinais (libras) para os deficientes auditivos.
“O Enem está preparado para atender toda a diversidade de estudantes que procuram uma oportunidade”, destacou o presidente do Inep, Chico Soares. Aqueles que necessitarem de atendimento específico ou especializado devem fazer o pedido no ato da inscrição.
Isenção – Alunos da rede pública de ensino e pessoas cuja renda familiar seja de até 1,5 salário mínimo per capita (R$ 1.086,00) estão isentos da taxa de inscrição. Para os demais, o valor permanece o mesmo do ano passado, R$ 35,00, e deverá estar pago até o dia 28 de maio.
Veja a apresentação feita pelo ministro e pelo presidente do Inep

Fonte: Assessoria de Comunicação do Inep

 

segunda-feira, 5 de maio de 2014

EAD: Inscrição aberta para Licenciatura em Computação

Tem novo curso superior passa a ser ofertado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB): Licenciatura em Computação. O curso é na modalidade de Ensino a Distância e oferece 150 vagas para o segundo semestre do ano letivo de 2014. O curso é de responsabilidade do campus Cajazeiras com polos presenciais em Araruna, Duas Estradas e Pombal.
As vagas serão distribuídas entre dois grupos: 66% para Professores da Rede Pública Estadual e Municipal em Exercício em 2013 e/ou 2014 e os 34% restantes à Ampla Concorrência. Em cada grupo, há reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e aos Egressos de Escola Pública (EEP). Há cotas ainda para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e para quem tem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
A inscrição vai até 19 de maio e deve ser feita on-line. O link para a inscrição e o edital com todos os detalhes está aqui. A taxa de inscrição é no valor de R$ 30, mas quem tiver direito à isenção, conforme a lei, pode ingressar com o pedido no Protocolo até o dia 2 de maio.
Os Professores da Rede Pública deverão realizar a prova objetiva e de redação, prevista para 15 de junho. Os demais podem optar pela prova ou aproveitamento das Notas do Exame Nacional do Ensino Médio (edição 2012 ou 2013). Quem optar pelo Enem precisa levar o boletim com as notas para protocolar no período da inscrição.
A relação dos inscritos deve ser divulgada até 23 de maio. O local de provas está previsto para ser divulgado em 1º de junho. O exame contém prova objetiva e redação. O resultado final está previsto para 31 de julho. O candidato deve procurar o Protocolo de qualquer campus do IFPB para dados sobre a inscrição. Já as matrículas para os classificados devem ocorrer nos Polos.

Fonte: IFPB