segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conheça as melhores estratégias para uma sessão de estudos para o Enem

Alguns dias atrás postamos um artigo contendo três técnicas de estudo obrigatórias para quem vai prestar o Enem, as quais devem ser aplicadas ao longo de todo o ano de preparação. Na ocasião, citamos o constante acompanhamento e atualização dos principais acontecimentos no Brasil e no mundo, a escrita de uma redação por semana e também a realização de simulados e resolução de provas anteriores do exame.
No texto de hoje traremos as principais estratégias para que você aplique em cada sessão diária de estudo. Fazer resumos, grifar as palavras / frases mais importantes e fazer associações com músicas ou objetos para otimizar a memória podem até ajudar, mas certamente não são as práticas mais eficientes para fixar os conteúdos abordados.
Veja na lista abaixo os métodos que são comprovadamente mais eficazes durante suas horas de estudo e preparação para o Enem e qualquer outro concurso ou prova desta grandeza.
Auto-explicação – Basicamente consiste na prática de, durante a leitura e aprendizado de um novo processo ou conteúdo, fazer pequenas pausas e explicá-lo para si mesmo e com suas próprias palavras. Esta técnica é mais eficiente para conteúdos teóricos (que não envolvem cálculos) e, de acordo com alguns estudos, é mais efetiva se aplicada durante o aprendizado, e não após o término do estudo.
Prática distribuída de estudos – Nada mais é do que a elaboração de um cronograma de estudos no qual cada disciplina será abordada com uma determinada frequência, intercalando-se com as outras. Trazendo para um exemplo prático, esta estratégia prega que você NÃO deve estudar matemática isoladamente durante uma semana, sendo que o ideal é estudá-la uma ou duas vezes neste período, fazendo o mesmo com as outras disciplinas. Algo que pode ajudar muito a seguir este método é a criação de um cronograma de estudos. Se você ainda não fez o seu, saiba como aqui.

Realização de listas de exercícios e testes práticos – Esta é, seguramente, a mais eficiente das estratégias deste texto. Utilizar apenas os recursos anteriores durante uma sessão de estudo não surtirá muito efeito se você não aplicar este último. Para fixar, de fato, uma matéria ou conteúdo estudado, é necessário resolver listas de exercícios e testar seus conhecimentos sobre o assunto. Obviamente tal prática deve vir acompanhada, no mínimo, de um gabarito para que você possa fazer a correção e entender o que e onde errou. Essa técnica é de suma importância para todas as disciplinas, mas em especial para ciências exatas. Quanto mais você praticar, mais irá se aperfeiçoar em cada conteúdo.
E é exatamente com foco nesta última estratégia que elaboramos nossas Apostilas para o Enem 2014, que trazem TODAS questões das últimas 5 provas do exame (2009 a 2013) para que você resolva e depois confira as soluções, explicações e comentários de nossos professores.
Clique aqui para ver exemplos do conteúdo do nosso material.
Essas foram nossas recomendações do dia. Se ainda não se utiliza de todos estes métodos em sua rotina de estudos, saiba que agora é hora de começar. Se já o faz ou conhece outro recurso que não informamos no texto, fique a vontade para deixar seu comentário!

FONTE: INFOENEM

Dicas de estudos para a redação do Enem


Preparar-se para vestibulares e concursos não é uma tarefa fácil e sim árdua, já que requer quase que uma disciplina militar nos estudos e essa dificuldade aumenta para o candidato que não frequenta mais a escola e/ou um cursinho preparatório; quem estuda em casa deve ter uma rotina rígida para preparar-se da melhor maneira possível e isso também vale para quem frequenta a escola ou um cursinho em um turno e estuda em casa o restante do dia.
Manter esta rotina é essencial, pois nesta etapa deve haver foco; obviamente deve haver momentos de lazer e descanso, afinal, o estresse deve ser controlado e o relaxamento ajuda, mas o candidato não pode distrair-se ao longo dos estudos e, para auxiliá-los, leitores, nesta complicada tarefa, listamos algumas coisas que devem ser evitadas e outras que devem ser feitas na preparação para o Enem e demais exames, principalmente em relação aos estudos para a prova de redação.
Escrever uma redação (e, posteriormente, na universidade, um artigo científico, um ensaio, uma monografia, dentre outros gêneros), assim como estudar matemática, física, biologia e as demais matérias escolares não é algo fácil, pois além da técnica requerida há o fator “gostar” que influencia neste processo de aprendizagem; muitas pessoas afirmam não gostarem de ler e escrever e isso pode ser resultado de uma falta de hábito ensinada e incentivada pela família na infância, por exemplo, já que ler é sim um hábito que se cria no dia a dia da criança e do adolescente. Assim, quem gosta e possui a rotina de ler, consequentemente, gosta e vê na leitura não uma obrigação, mas um prazer.
A escrita vai, também, por este mesmo caminho e é na escola que nos são apresentados os diversos e inúmeros gêneros que devemos aprender a ler e a escrever para que possamos atuar, na sociedade, como cidadãos críticos e protagonistas e, o vestibular, assim como o Enem, é a porta de entrada para uma das esferas mais importantes da sociedade contemporânea: a universidade. Seja qual exame vestibular que vocês, leitores, prestarão, as dicas a seguir irão lhes auxiliar na preparação e nos estudos para a redação.
1. Não deixem para amanhã o que deve ser feito hoje
Uma rotina de estudos deve ser muito bem planejada e, para isso, o primeiro passo é organizar o seu tempo: dividam seus dias de acordo com os seus compromissos, mas sem se esquecer das horas de descanso e lazer (por exemplo, não deixem de ter as horas de sono necessárias para o seu corpo). Separado o tempo para os estudos em casa, divida-o entre as matérias e, em todas elas, não adiem suas tarefas e tentem não se distrair, pois, é sempre assim: basta nos sentar para estudar que algo nos distrai; tudo parece mais atrativo e interessante do que o que estamos lendo e/ou escrevendo.
Em relação aos estudos de redação, reservem um espaço de tempo adequado para estudar e ler os temas e para escrever o texto, o que deve ser feito com calma e tranquilidade em alguns dias e de modo controlado em outros, como se fosse o dia do Enem.
2. Estudem no seu melhor momento do dia
Há pessoas que “funcionam” melhor de manhã, outras pela tarde, outras à noite e outras pela madrugada. Encontrem o seu período do dia de melhor funcionamento e estudem nele e não, de novo, se distraiam. Deixem o lazer, o descanso, o acesso às redes sociais, a televisão etc para os momentos do dia em que vocês “funcionam” mais devagar.
Mais próximo das datas dos vestibulares e do Enem, não acessar as redes sociais para focar-se mais e melhor é uma orientação plausível para que haja mais foco e dedicação. Uma rotina monástica neste período final é necessária para algumas pessoas.

3. Não sejam perdidos
 
Além de organizar o tempo e o dia a dia, no momento de estudar a redação em si (a dissertação-argumentativa no caso do Enem), planejem também o modo como escreverão este texto. Como o Enem sempre pede um texto dissertativo-argumentativo, sabe-se, ensina-se e aprende-se que este possui uma estrutura fundamentada e, portanto, organizar esta escrita é essencial e, para isso, o rascunho deve fazer parte da rotina dos estudos de redação, pois é nesta etapa em que o planejamento deve ser construído.

4. Leiam; atualizem-se
 
Não nos cansamos de repetir que, para sair-se bem na redação do Enem, o candidato deve estar atualizado acerca dos temas atuais da sociedade brasileira, já que este é o foco das propostas de redação do exame. Portanto, não economizem nas leituras de jornais, revistas e páginas da internet confiáveis.

5. Atentem-se ao visual da redação
 
Ao escrever um texto, prestem atenção na caligrafia, isto é, se a letra de vocês é legível e se há obediência em relação as margens e ao número de linhas disponíveis. A folha definitiva da redação do Enem contém trinta linhas, então, em seus estudos, usem apenas esta quantidade para escrever as suas redações.

6. Conversem com os seus professores e/ou familiares e amigos
 
Quando o seu professor entregar a sua redação corrigida, não vá sentar-se em sua cadeira e guardar o seu texto para nunca mais vê-lo; conversem com o seu professor, troquem ideias com seus amigos, vejam e analisem o que eles escreveram e reescrevam as suas redações.
Para aqueles que não mais frequentam a escola ou que não vão a cursinhos, apenas estudam em casa, conversem com seus familiares e amigos; mostrem seus textos a eles e vejam se há convencimento, argumentação e entendimento, já que sua dissertação-argumentativa deve ser lida e entendida por qualquer pessoa.

Fonte: InfoEnem

MEC abre período para instituições aderirem ao ProUni 2014.2


Desde a última quinta-feira, 24 de abril, o Ministério da Educação (MEC) abriu o prazo para as instituições interessadas em participar do ProUni (Programa Universidade para Todos) aderirem a próxima edição do programa. As faculdades e centros universitários privados espalhados por todo o Brasil têm até o dia 14 de maio para emitirem o termo de adesão por meio de sua mantenedora.
Para isso, as IES (instituições de ensino superior) devem acessar o Sistema Informatizado do ProUni (SisproUni) e realizarem os procedimentos de adesão referentes a edição do segundo semestre deste ano, que deve ocorrer entre os meses de junho ou julho.
Todas as regras e procedimentos detalhados sobre a adesão das IES ao segundo ProUni de 2014 foram publicadas em edital no Diário Oficial da União da quinta-feira (24).
Para as faculdades que oferecem cursos / aulas em diferentes localizações, haverá a necessidade de ser firmado termo de adesão específico para cada local de oferta, abrangendo todos os cursos e turnos.
O documento também determina que as novas mantenedoras deverão primeiramente fazer a manifestação de interesse no Sisprouni, até a data limite de 9 de maio, para posteriormente emitirem o termo de adesão.
A emissão semestral do termo aditivo é obrigatória durante o prazo de vigência da adesão e é realizada de forma independente do processo seletivo do ProUni em si, que seleciona novos estudantes para as bolsas.
O Edital define ainda que as mantenedoras, entre outras obrigações, deverão disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição dos candidatos para a segunda edição do ProUni 2014 e informar nos editais o número de vagas referente a bolsas integrais (100%) e parciais (50% da mensalidade) do programa.
O ProUni 2014/2 ainda não tem data definida pelo MEC, que deve anuciar o cronograma nos próximos meses. O programa oferece bolsas de estudo nas IES participantes utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como único critério de seleção.

Fonte: InfoEnem

Educação realiza encontro de sensibilização e formação inicial Cultura de Paz: Educação Emocional e Social

A “Educação para a Paz” será o tema abordado nesta sexta-feira (25), das 8h às 17h, na Escola Estadual Dr. José Medeiros Vieira, localizada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. O evento visa dialogar sobre a importância da Educação para a Paz no contexto escolar. Participarão cerca de 200 profissionais ligados à rede estadual de educação, incluindo gestores e professores do ensino fundamental. O encontro já aconteceu nas cidades de Sousa, Patos e Campina Grande.
A “Liga Pela Paz” é uma tecnologia educacional cujo objetivo é melhorar a convivência na escola, reduzir a violência e contribuir para o aumento dos índices de aprendizagem. Essa proposta insere-se no currículo da Educação Integral, por meio das ações do Programa Mais Educação do Governo Federal.
Na Paraíba, 31 escolas públicas de todo o Estado estão envolvidas com a Liga Pela Paz, o que representa um número de aproximadamente cinco mil alunos e 155 educadores. “A Liga Pela Paz viabiliza para alunos e professores do ensino fundamental uma ação concreta para o desenvolvimento da inteligência emocional, reconhecidamente essencial para a felicidade e sucesso sócio profissional das pessoas”, comenta o professor João Roberto Araújo, referência no Brasil em pesquisa, estudo e criação de material pedagógico sobre Educação Emocional e Social e Cultura de Paz.


Fonte: SEE/PB

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ricardo inaugura ampliação de Escola e entrega ônibus escolares

Terça-feira, 01 de abril de 2014 - 18h22

O governador Ricardo Coutinho inaugura, às 10h desta quarta-feira (2), a reforma da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), localizada à rua Duque de Caxias, 235 no bairro da Prata, em Campina Grande. A unidade de ensino teve os espaços reformados e ampliados, onde foram investidos R$ 3.356.708,11, beneficiando a cerca de 1.300 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Regular e Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), além de ofertar cursos profissionalizantes de Administração, Secretariado e Gestão e Comércio. Na ocasião, também serão entregues 15 ônibus escolares para a 3ª Regional de Educação
A escola funciona nos turnos diurno e noturno e dispõe de refeitório (com capacidade para aproximadamente mil estudantes), salas de departamento (Matemática, Ciências Humanas, Linguagem, Química, Física, Biologia e Cursos Profissionalizantes), auditório (com capacidade para aproximadamente 800 pessoas) e laboratórios de Biologia, Química, Física, Matemática, Informática e Línguas.
O Estadual da Prata também possui 33 salas de aula, ginásio, banheiros, entre outros espaços. Foram aproximadamente três anos de reforma na unidade escolar e as aulas aconteceram normalmente durante o período. Fundada em 1953, a escola é conhecida como Escola da Prata por ter sido a primeira escola fundada no bairro do mesmo nome.

Fonte: GOV/PB/SEE

terça-feira, 1 de abril de 2014

Governo divulga resultado da seleção de tutores do Proinfo Integrado

Segunda-feira, 31 de março de 2014 - 16h27

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência do Proted/Proinfo divulgou nesta segunda-feira (31) a relação dos candidatos selecionados para atuarem como tutores presenciais nos cursos do Proinfo Integrado, que fazem parte do Projeto Educador Digital 2014. Os selecionados devem confirmar a sua presença na formação inicial que ocorrerá nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), nas respectivas sedes dos Núcleos de Tecnologia – NTE.
A confirmação pode ser feita pelo e-mail: NTE João Pessoa: proinfo.pb.adm@gmail.com; NTE Campina Grande: ntecg@bol.com.br; NTE Patos ntepatos@hotmail.com e NTE-Cajazeiras: ntecajazeiras@hotmail.com. “A presença e participação na formação são indispensáveis para sua atuação como tutor do programa”, ressaltou o coordenador estadual do Proinfo, José Isidro Alves, acrescentando que os cursistas inscritos serão contatados pelos seus formadores via e-mail no período de 7 a 11 de abril, para confirmação dos horários, opções de cursos e escolas.
O coordenador do Proinfo informou que os classificados de Campina Grande da ordem 16 a 24 poderão por opção serem remanejados para as cidades de Cubati, Olivedos, Picui, Juazeirinho, São João do Cariri, Serra Branca, Queimadas, Camalaú e Areia, tendo em vista que não existem turmas formadas.
Confira a relação:
 


Fonte: GovPB/SEE