terça-feira, 25 de novembro de 2014

CHAMADA ESCOLAR - 2015, Escola Antonio Avelino de Almeida



A direção da Escola Antonio Avelino informa aos alunos, pais e sociedade em Geral que nossas Rematrículas e novas Matriculas terá inicio a partir do dia 1 de Janeiro, nos horários manhã e tarde, ressaltamos ainda, que nossa Escola sempre dispõe da melhor qualidade de ensino: Professores qualificados, salas amplas, merenda de qualidade, laboratório de informática, laboratório de robótica e laboratório de matemática e sempre está com projetos interdisciplinares, destacamos ainda que nossa escola no ano de 2013 foi contemplada com o premio Escola de valor e mestres da Educação e também aprovações de alunos no ENEM 2011/2012/2013.

Venha você também fazer parte da nossa Família Antonio Avelino!!!


Fonte: Edição do Blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores abre 25 vagas para Mestrado

Estão abertas até o dia 10 de dezembro as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Estão sendo ofertadas 25 vagas para formação da turma 2015 do curso de Mestrado. Podem se inscrever professores de quaisquer licenciaturas que se encontram em exercício como docentes da rede pública ou privada de Educação.
As linhas de pesquisa são: “Linguagens, Culturas e Formação Docente” e “Ciências, Tecnologias e Formação Docente”. Para confirmar a inscrição os candidatos devem preencher o formulário obrigatório, entregar o projeto de pesquisa em três vias impressas e uma em CD-ROM, uma via do Currículo Lattes, declaração atualizada de que é lotado na rede pública ou privada de ensino, cópias de RG, CPF, diploma e uma foto 3×4 recente.
A prova escrita está programada para ser realizada no dia 5 de fevereiro de 2015, enquanto que o resultado e o cronograma de arguição do projeto de pesquisa estão previstos para serem divulgados no dia 11 de fevereiro. As entrevistas acontecem nos dias 24 e 25 do mesmo mês, enquanto que o resultado final será divulgado no dia 5 de março.
Os candidatos que optarem pela inscrição através de via postal devem enviar os documentos exigidos no edital para o seguinte endereço:
Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores:
Centro de Integração Acadêmica
Rua Domitila Cabral de Castro, S/N, 3º andar, sala 327
Bairro Universitário
Campina Grande – PB
CEP: 58.429-570
Confira o edital.
Fonte: UEPB

Veja o gabarito oficial do Enem 2014

Provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 em 1.752 municípios brasileiros. Resultado deve sair na primeira semana de janeiro, segundo MEC. 

 

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (12) o gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira abaixo:
Provas amarela e azul que foram aplicadas no Enem 2014 (Foto: G1)
GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO.
Clique nas cores


GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO
Segundo o ministro da Educação, as notas do Enem 2014 devem ser divulgadas em janeiro de 2015.
O Enem foi realizado no sábado (8) e domingo (9) e bateu recorde este ano com a participação de mais de 6,2 milhões de candidatos, segundo dados divulgados pelo próprio MEC na noite deste domingo (9). No total, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, mas o índice de abstenção foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior. O número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao exame.
Em 2014, pelo menos 1.519 pessoas foram eliminadas durante a aplicação das provas. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, disse o ministro Henrique Paim. As provas foram aplicadas em 1.752 municípios.
Professores elogiaram Enem
As provas do Enem 2014 foram elogiadas por professores de cursos pré-vestibulares ouvidos pelo G1. Em ciências humanas, aplicada no sábado (8), os docentes consideraram a prova bem contextualizada e com textos mais curtos e diretos. A prova de ciências da natureza, principalmente nas questões de química, privilegiou os candidatos que se prepararam para o exame, segundo eles. Alguns temas da cultura "pop" que foram citados nas questões foram o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, criada pelo cartunista Maurício de Sousa, e o Pequeno Príncipe (veja a íntegra da prova).
No domingo (9), a prova de matemática teve menos cobrança de conteúdo e exigiu mais interpretação dos candidatos. As questões de linguagens mantiveram o "estilo Enem", explicaram os professores: enunciados com textos longos e interdisciplinaridade. Neste ano, muitos autores consagrados da literatura brasileira apareceram nas questões, como Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Manuel Bandeira.
Além disso, vários cartunistas tiveram charges inspiradoras de questões, como Will Leite, do Paraná. Uma questão abordou o MMA, modalidade de artes marciais.
A prova de redação teve como tema a "Publicidade infantil em questão no Brasil". Para os professores, o tema refletiu a tendência do Enem de fugir das efeméridas e temas com grande repercussão midiática recente. Também no segundo dia (veja a íntegra da prova).
Nos dois dias do exame, os candidatos usaram as redes sociais para comentar as provas e bolaram memes e piadas que estiveram entre os assuntos mais comentados.
Fonte: Redação do portal Vale do Piancó Notícias com G1

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Governo do Estado promove encontro de gestores do projeto Alumbrar

Governo do Estado promove encontro do projeto Alumbrar, a Escola Antonio Avelino de Almeida designou através da sua direção o Funcionário Professor Francisco Anderson para representar a Escola, o Evento foi realizado no Auditorio da Sexta Gerencia de Ensino na Cidade de Patos..
O projeto é desenvolvido nas turmas do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano), de escolas localizadas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). O Telecurso é adotado na rede estadual de ensino desde março deste ano, com o objetivo de corrigir a distorção idade/série. Em 2015, na sua segunda fase, serão implementadas aproximadamente 1.300 turmas. Ao todo, serão formados pelo Telecurso 1.500 educadores, que atenderão a aproximadamente 44 mil alunos da Capital e interior do Estado.
O Telecurso adquire um nome e uma identidade visual relacionadas aos valores culturais e papel da educação na vida das pessoas. Na Paraíba, recebeu o nome de “Alumbrar”, que significa “iluminar-se”, “maravilhar-se”.
A programação do encontro inclui, além de informações sobre o Telecurso e sua metodologia, a palestra “Práticas Pedagógicas e Diversidade Cultural: bases para inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e dos Povos Indígenas no Currículo”, do doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ricardo Nogueira.
Telecurso – É uma tecnologia educacional que oferece escolaridade básica de qualidade e é desenvolvida em parceria com o MEC e as Secretarias de Estado de Educação, em 10 estados brasileiros: Acre, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, Piauí, Bahia, Pará e Paraíba.
É adotado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como alternativa ao ensino regular em municípios e comunidades distantes dos grandes centros urbanos. Desde 1995, a Fundação Roberto Marinho, por meio de parcerias com prefeituras, governos, instituições públicas e particulares, já implementou, em todo o Brasil, 32 mil salas de aula com a Metodologia Telessala, e formou mais de 40 mil professores e 7 milhões de estudantes. Com essa metodologia, o professor atua como mediador de aprendizagem, utilizando, em suas aulas, os livros do Telecurso, as teleaulas e material didático complementar.

Fotos:










Fonte: SEE e Francisco Anderson